Data Fifa preocupa Flamengo, e Braz visita CBF: "Qualquer time do mundo sofre se perder quatro …

Bruno Henrique, Gabigol ou Rodrigo Caio. Arrascaeta, Berrío e Piris da Mota. Gerson ou Thuler. Reinier. Poderia até ser esboço de escalação do Flamengo para a reta final do Brasileirão, mas são nomes que deixam Jorge Jesus mais preocupado do que tranquilo nos próximos dias. É o efeito "Data Fifa" causando apreensão no Ninho do Urubu.

Bruno Henrique esteve na última lista de Tite — Foto: Lucas Figueiredo/CBF

O período previsto para amistosos internacionais engloba duas rodadas do Brasileirão, e quem for convocado não defenderá o Flamengo nos duelos com o Atlético-MG, dia 10 de outubro, e Athletico-PR, dia 13. Há ainda o risco grande de ausência contra o Fortaleza, dia 16, no Castelão, por conta da viagem desgastante.

Nesta sexta-feira, a CBF divulgará três listas de convocados e há muitos rubro-negros entre os observados por Tite (principal), André Jardine (Sub-23) e Guilherme Dalla Dea (Sub-17). Preocupado, o vice de futebol, Marcos Braz, fez visita de cortesia nesta quinta, mas deixou a sede da entidade visivelmente desanimado.

Jogadores do Flamengo com chance de convocação:

  • Brasil: Rodrigo Caio, Bruno Henrique ou Gabriel
  • Sub-23: Thuler ou Gérson
  • Sub-17: Reinier
  • Uruguai: Arrascaeta
  • Colômbia: Berrío
  • Paraguai: Piris da Motta

Em bate-papo com jornalistas no Ninho do Urubu, quarta-feira, Braz não escondeu a preocupação com os riscos da data Fifa:

– Qualquer time no mundo sofre se perder quatro ou cinco titulares. Esperamos bom senso.

A tendência é que Tite convoque apenas um jogador de cada clube para os amistosos com Senegal e Nigéria, em Singapura. São grandes as chances, porém, de que o Flamengo seja lembrado. Bruno Henrique esteve na última lista, e Gabigol e Rodrigo Caio são monitorados de perto pela comissão técnica da Seleção.

Arrascaeta (10) comemora após abrir o placar para o Uruguai contra a Costa Rica — Foto: Juan Carlos Ulate/Reuters

Na seleção olímpica, o Flamengo passou imune na última relação. O bom relacionamento entre o clube e a CBF é um fator positivo, mas nomes como Thuler e, principalmente, Gerson têm idade sub-23 e não seria surpresa uma convocação para as partidas contra Venezuela e Japão, no Recife.

Por fim, o caso já resolvido: Reinier será convocado para o Mundial Sub-17. O Flamengo tenta ao menos retardar a apresentação da joia para tê-lo por mais rodadas do Brasileirão. A competição acontece entre os dias 26 de outubro e 17 de novembro, no Brasil, mas o início da preparação na Granja está previsto para o dia 4.

Reinier é nome certo na seleção brasileira sub-17 — Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Com os estrangeiros, não há o que ser feito. A questão de calendário é algo gerido pela própria CBF, e o Rubro-Negro não tem como interferir no caso de Arrascaeta, por exemplo. Nome certo nas listas do Uruguai, o camisa 14 dificilmente não será chamado para os duelos com o Peru dias 10 e 14. Ao menos, serão amistosos realizados na América do Sul.

O mesmo vale para Berrío e Piris da Motta. O colombiano foi convocado recentemente por Carlos Queiroz para amistosos contra Brasil e Venezuela e está novamente na pré-lista de 37 para enfrentar Chile e Argélia na Europa. A relação definitiva, com 24 nomes, ainda não foi divulgada.

Já Piris da Motta vive a expectativa de voltar a ser lembrado por Eduardo Berizzo. Sem ser convocado desde antes da Copa América, o volante está cotado para o amistoso entre Paraguai e Eslováquia.

Novo banner flamengo — Foto: Divulgação

Sinta a emoção de ser sócio-torcedor do Mengão e tenha muitas vantagens – clique aqui!

Fonte: https://globoesporte.globo.com/futebol/times/flamengo/noticia/data-fifa-preocupa-e-flamengo-pede-bom-senso-qualquer-time-do-mundo-sofre-se-perder-titulares.ghtml

Share this content: