De herói para herói: destaques do Flamengo em finais com o Vasco lembram gols e indicam …

O Flamengo venceu o Vasco por 2 a 0 e se aproximou da conquista de seu 35º Campeonato Carioca. Se confirmado, será o nono título em 10 finais contra o maior rival na história, entre Estadual e Copa do Brasil. E qual jogador ficará marcado em caso de novo título rubro-negro no Clássico dos Milhões? Bruno Henrique, que fez dois no jogo de ida, está suspenso para a partida de volta. Outro herói irá surgir para assumir o protagonismo neste domingo, às 16h (de Brasília), no Maracanã?

Em 1981, Nunes fez o gol do título que ficou marcado na vitória por 2 a 1 sobre o Vasco. Cinco anos depois, foi a vez de Bebeto furar o bloqueio cruz-maltino e ser eternizado naquele 2 a 0. Em 1999, Rodrigo Mendes fez de falta o gol do triunfo por 1 a 0 e deixou seu nome na história. Na temporada seguinte, foi a vez de Athirson brilhar ao iniciar o placar de 3 a 0 na reta final de um truncado jogo de ida, que abriu a porteira para o grito de campeão após o 2 a 1 da volta.

E no tricampeonato, em 2001, qual rubro-negro não se lembra do golaço de falta de Petkovic no triunfo por 3 a 1? E o hat-trick de Jean três anos depois, único jogador a marcar três vezes até hoje em finais de Carioca, em novo 3 a 1? Assim como Athirson, Obina foi quem ficou marcado em 2006 por abrir a porteira no 2 a 0 no fim da primeira partida da final. E em 2014, Márcio Araújo, mesmo impedido, tirou o grito de campeão dos cruz-maltinos com o gol do 1 a 1 nos acréscimos.

Feitos que se tornaram inesquecíveis para a torcida do Flamengo e para esses oito heróis rubro-negros. O GloboEsporte.com entrou em contato com alguns deles, que relembraram seus gols e contam que até hoje recebem os parabéns nas ruas. Eles dão seus palpites para o candidato a sucessor em 2019.

NUNES

Em 1981, Flamengo derrota o Vasco por 2 a 1 pela final do Campeonato Carioca

– Simplesmente eu marquei o gol do meio de campo, né? (Risos) Estávamos a mil por hora, ganhando tudo naquele ano. Flamengo x Vasco sempre foi muito difícil, disputado. Foram três jogos da final, perdemos os dois primeiros, que não valiam nada, depois vencemos o que valia. Foi uma maravilha, satisfação grande fazer o gol do titulo. Depois vieram os títulos da Libertadores e do Mundial. Fiz gols em todas as finais. Só não marquei no jogo final da Libertadores. Por isso artilheiro das decisões. Essa é a minha marca. Toda hora me param na rua. Agora mesmo estou conversando com três flamenguistas sobre esses gols.

Quem será o próximo herói?

– O Flamengo está em um momento muito bom, tem que aproveitar, levar para dentro de campo um axé positivo, respeitando o objetivo que é o título. Tem condições de conquistar tranquilamente, mas tem que ter cautela e respeitar o Vasco. Torço para que todos joguem bem, do primeiro ao último minuto. Tem que ser um time guerreiro. São grandes jogadores, qualquer um pode decidir. O que Deus iluminar vou ficar vou feliz. A verdade é que não vai existir um novo Nunes, artilheiro das decisões. Mas gostaria que fosse o Vitinho. Ele merece, é um garoto esforçado. Vou torcer para que o gol do título seja dele.

BEBETO

Em 1986, Flamengo é campeão carioca

Na decisão do Carioca de 86, o Flamengo venceu o Vasco por 2 a 0. Sem Zico, Sócrates e Mozer, que iniciaram a campanha, o Rubro-Negro viu surgir um novo ídolo: Bebeto. O jovem atacante fez o primeiro gol e marcou seu nome na história do clube.

Na época, em entrevista ao Globo Esporte após a conquista, Bebeto comentou sobre seu feito.

– De todos os gols que fiz pelo Flamengo, esse teve um sabor especial. Foi muito importante. A gente merecia mais do que ninguém aquele título.

RODRIGO MENDES

Rodrigo Mendes lembra do gol marcado contra o Vasco na final do Carioca de 1999

– Ficou marcado na minha vida e na história das finais entre Flamengo x Vasco. E eu fico muito feliz em poder ter realizado esse sonho. Principalmente por ter vindo da base, sendo flamenguista, com Maraca lotado, a camisa do meu ídolo (Zico) e marcando na final, foi perfeito! Em qualquer lugar, mesmo aqui em Porto Alegre onde moro, sempre tem alguém que se lembra, e quando estou no Rio fica mais fácil ainda. Ou algum vascaíno dizendo que eu fiz perder uma aposta, ou um flamenguista dizendo que ganhou uma. Fica vivo na lembrança.

Quem será o próximo herói?

– O Flamengo tem hoje muitos protagonistas, arriscar algum seria difícil. Até mesmo o Diego Alves marcando de pênalti pode acontecer, mas quem tem feito a diferença nos clássicos tem sido o Bruno Henrique. Como está suspenso, fica fora da disputa, para a torcida infelizmente ou felizmente marcar na final cria esse rótulo. Acontecendo o título para mim é o mais importante, o resto é consequência.

ATHIRSON

Em 2000, Flamengo vence o Vasco e fica perto do título carioca

– O Vasco era o favorito, tinha jogadores mais consagrados. Nosso time tinha mistura de juventude, com alguns jogadores rodados, mas não tínhamos jogadores de seleção. Fizemos o primeiro gol, o Vasco se abriu e conseguimos ampliar para 3 a 0. Recebi o passe do Fábio Baiano. Estávamos marcando sob pressão. Conseguimos recuperar uma bola do Edmundo. Eu estava na intermediária. Quando recebi, girei e vi que o Mauro Galvão estava a uns dois, três passos de mim. Puxei para a perna esquerda, o chute não saiu muito forte, mas foi cruzado no canto do Helton.

– Fazer gol na conquista de um título é sempre uma emoção redobrada. Foi um campeonato marcante, fui artilheiro do Flamengo, fiz 12 gols como lateral. Eu tinha acabado de retornar de empréstimo do Santos e queria me firmar no Flamengo. A partir daquele campeonato fiquei marcado como ídolo, comecei a ser tratado com muito carinho e respeito pela torcida do Flamengo.

Quem será o próximo herói?

– Tenho visto muito equilíbrio no time do Flamengo. Mas o Arrascaeta é um jogador que tem muito potencial e eu já o admirava desde o Cruzeiro. Tem uma visão de jogo absurda, toque refinado, mas é moderno, ajuda na marcação, joga como extremo, meia de ligação, jogador que me chama muita atenção. Também gosto muito do Rodrigo Caio.

PETKOVIC

Em 2001, Flamengo vence o Vasco por 3 a 1 e é campeão carioca

– Eu só chutei. A energia da torcida é que levou a bola. Todos acreditaram que eu poderia fazer o gol naquele momento. O Helton se estica, toca na bola. Se estivesse com a unha grande, ia pegar (risos). O que mais me deu impacto foi a torcida, ela estava vibrando. O Maracanã é a minha casa, não tem jeito. Na comemoração, levei um tombo forte, fiquei com as costas doídas por uma semana. Lembro que depois o pessoal pulou todo em cima de mim. Fiquei afogado. Não sei quanto tempo durou. Para mim foi uma eternidade. O torcedor não esquece esse gol, vai ficar na história – disse Petkovic no documentário feito pelo GloboEsporte.com quando o gol completou dez anos.

JEAN

Em 2004, Jean marca três gols sobre o Vasco e o Flamengo é campeão carioca

– Não tem como esquecer, uma final contra o maior rival. Sou o único jogador a marcar três gols numa final entre Flamengo e Vasco, clubes que já tiveram vários grandes jogadores. Eu, ainda jovem, consegui o feito. Outro dia encontrei o Landim (presidente do Flamengo) no maracanã e ele até brincou comigo. O gol que ele mais gostou foi aquele que deitei na comemoração (risos). Fico muito feliz pelo carinho. Até hoje tem esse carinho dos torcedores na rua. Fui um menino abençoado por Deus naquele jogo.

Quem será o próximo herói?

– Até brinquei em casa: "Tomara que o Bruno Henrique não faça mais um gol para não me igualar" (risos). Brincadeira, ele é um grande jogador. Sei do potencial dele, como de todo elenco do Flamengo. Em 2004, o Felipe foi o cara do campeonato, mas fiquei marcado na final. Mas o Flamengo deu um grande passo para o título, mas quando se trata de Flamengo e Vasco tudo pode acontecer. Acho que vai ser mais um grande jogo. Espero que a torcida vá ao maracanã e faça uma grande festa. Quem foi melhor em campo e tiver tranquilidade, vai conseguir ser campeão.

OBINA

Em 2006, Flamengo vence Vasco por 2 a 0 na primeira partida da final da Copa do Brasil

– Tem todos os ingredientes: saí do banco e fiz o gol, foi contra o maior rival e numa final inédita na história da Copa do Brasil. Naquela época, tinha aquela história de que o grande rival era o Vasco e que o Maracanã sempre lotava em jogos contra eles. Poder comemorar com a torcida do Flamengo um título nacional que o clube esperava há muito tempo foi maravilhoso. Ali foi o início de tudo, me ajudou muito a seguir e conquistar as coisas que consegui. Com certeza é o título mais importante da minha carreira – disse Obina ao GloboEsporte,com em 2015.

MARCIO ARAÚJO

Em final polêmica contra o Vasco, Flamengo conquista o Campeonato Carioca

– A gente sempre fala no meio dos atletas que para marcar história no clube tem que conquistar títulos. E no meu caso, além de conquistar o título, consegui marcar o gol na final de 2014. Foi um presente de Deus, me sinto muito feliz. Encontro torcedores que sempre relembram desse momento, ficou marcado na minha vida.

Quem será o próximo herói?

– Acho que o Bruno Henrique deu um passo muito grande em relação a isso em 2019. A não ser que o Vasco faça uma grande segunda partida e imponha bastante dificuldade, e o Diego Alves possa ser um destaque. Mas a princípio acho que o Bruno Henrique vai ser o grande herói.

Sinta a emoção de ser sócio-torcedor do Mengão e tenha muitas vantagens – clique aqui!

Fonte: https://globoesporte.globo.com/futebol/times/flamengo/noticia/de-heroi-para-heroi-destaques-do-flamengo-em-finais-com-o-vasco-lembram-gols-e-indicam-sucessor.ghtml

Share this content: