Na última quarta (06), o Flamengo perdeu para o Fluminense, por 2 a 1, em partida válida pelo Brasileirão. Além do revés, o Mais Querido desperdiçou mais uma chance de encostar no líder São Paulo, visto que os paulistas também foram derrotados na rodada. Apesar do resultado, a promessa de atletas e comissão técnica é de não abaixar a cabeça, e seguir preparação para o próximo compromisso. Para ele, o Rubro-Negro terá um ‘trunfo’ importante: terá um dia a mais para descansar, em relação ao Ceará.
A razão do tempo maior é, justamente, o calendário. Isso porque, na 28ª rodada, o Mais Querido atuou na quarta (06), e o Ceará atua nesta quinta (07), diante do Internacional. Outro agravante do desgaste da equipe cearense é a logística da viagem. Os comandados de Guto Ferreira jogam no Castelão, e precisarão viajar para enfrentar o Flamengo no Maracanã. Em suma, o rival do Rubro-Negro pode enfrentar problemas físicos, enquanto o Mengo fica no Rio de Janeiro, onde realiza toda a sua preparação.
Apesar da ‘vantagem’ o Mais Querido não tem aproveitado as chances no Brasileirão. Desde que foi eliminado na Copa Libertadores, o técnico Rogério Ceni teve semanas cheias para trabalhar, mas ainda não apresentou os resultados esperados. Mesmo com o bom retrospecto na competição, de apenas uma derrota, o Flamengo não conseguiu diminuir a distância para o líder e, no processo, perdeu a autonomia em relação ao título. Em suma, o trabalho do treinador está abaixo do esperado por torcida e diretoria.
No momento, contudo, Ceni está mantido até o fim da temporada, e comanda a preparação do Mais Querido visando o próximo compromisso. Flamengo e Ceará se enfrentam no domingo (10), às 16h (horário de Brasília), no Maracanã. A partida terá exibição da TV Globo, mas o Coluna do Fla traz a transmissão mais rubro-negra da internet, com Rafa Penido no comando.