De olho no rival: Vasco consegue efeito suspensivo, e Talles enfrenta o Flamengo neste sábado

O Flamengo enfrenta o Vasco da Gama neste sábado (17), pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro, às 19h (horário de Brasília). A partida vai ser disputada no Mané Garrincha, no Distrito Federal. O Cruzmaltino recebeu uma boa notícia: poderá utilizar o atacante Talles Magno contra o Rubro-Negro. A informação foi divulgada inicialmente pela Rádio Tupi.

Talles Magno havia sido convocado para a seleção brasileira sub-17, mas o Vasco não liberou. Alegação? A CBF não teria cumprido o prazo mínimo de 15 dias de antecedência da convocação e nem respondeu ao pedido formal de desconvocação do atleta. Por fim, afirmou que não está obrigado a ceder o atleta por não ser Data Fifa. Com isso, o presidente do STJD, Paulo César Salomão Filho, concedeu efeito suspensivo para que o jogador possa atuar na partida.

Sendo assim, o Vasco, que até então não poderia utilizar o jogador pois a CBF não desconvocou o atacante, agora conta com o atleta para o clássico. O Cruzmaltino está respaldado com o efeito suspensivo e não tem risco de sofrer punições por escalar o garoto de 17 anos. A expectativa, portanto, fica em relação ao uso de Talles Magno como titular. Ao longo da semana, ele treinou entre os reservas. O treinador Vanderlei Luxemburgo chegou a confirmar Marquinhos entre os 11 iniciais.

O treinador do Flamengo, por sua vez, conta com alguns desfalques. Jorge Jesus não pode contar com Rodrigo Caio, Lincoln e Vitinho, que estão em fase de transição de lesões musculares, além de Diego Ribas, que tem previsão de retorno aos gramados somente em 2020. Rafinha recebeu o terceiro cartão amarelo e dá lugar a Rodinei. Por outro lado, o comandando tem a volta de Gabigol, que deve iniciar o clássico no time titular.

Veja trechos do texto da decisão de Paulo Cesar:

“Ora, ou bem se reconhece que o Clube é obrigado a ceder o Atleta, e se não o faz, realmente, deve ficar impedido de escalá-lo, ou, ao revés se conclui pela não obrigatoriedade, sem que se possa, assim, impedir então, sua escalação no período.

Não parece fazer qualquer sentido que seja lícito ao Clube não liberar o Atleta em datas que não coincidam com o calendário da FIFA, mas ao mesmo tempo a agremiação não lhe possa utilizar em sua escalação.

Ademais, mesmo reconhecendo as melhores intenções por parte da Confederação Brasileira de Futebol em fomentar o selecionado nacional e prestigiar as seleções de base, se verifica, ao meu juízo, ser bastante discutível a afirmação de que a convocação do atleta para um período de treinos com a seleção brasileira e a participação em dois amistosos seria mais benéfica à formação do jogador do que a liberação para que o mesmo pudesse atuar como titular em clássico regional válido pelo Campeonato Brasileiro da Série A.

É público e notório, e, portanto, independe de prova, que quando ocorre convocação da seleção brasileira em datas que não estejam previstas no calendário da FIFA os clubes do exterior não são obrigados a liberarem seus atletas.

Nestes casos não se tem notícia dos clubes serem impedidos de escalar os atletas ou sofrerem sanções das Federações que estão vinculados. Logo, ao meu sentir, não se pode se exigir um tratamento diferenciado aos atletas que atuam no Brasil que estejam em situação idêntica.

Assim, por todo o exposto e tendo em vista a fundamentação acima lançada, tenho por bem CONCEDER A LIMINAR vindicada, no sentido de conferir ao Clube Requerente, o direito de escalar o atleta TALLES MAGNO BACELAR MARTINS, devendo a Confederação Brasileira de Futebol liberar o registro do atleta no sistema “Gestão Web” até o julgamento final deste feito ou a expressa revogação desta medida, sem que lhe possa ser atribuída, enquanto perdurar este provimento, qualquer irregularidade decorrente da escalação do aludido Atleta.”

Fonte: https://colunadofla.com/2019/08/de-olho-no-rival-vasco-consegue-efeito-suspensivo-e-talles-enfrenta-o-flamengo-neste-sabado/

Share this content: