De zagueiro a estagiário, Juan se reinventa no Flamengo: "Preparar para nova vida"

Juan, ex-zagueiro do Flamengo, com a medalha Pedro Ernesto — Foto: Vicente Seda

Aos 40 anos, Juan deixou de ser zagueiro de renome internacional para virar estagiário. Ainda sem experiência fora das quatro linhas, ele teve a confirmação na manhã desta quarta-feira – durante a cerimônia na qual o ex-atleta recebeu a medalha Pedro Ernesto – de que terá um cargo no clube que o revelou, o Flamengo. A decisão foi anunciada pelo presidente Rodolfo Landim.

O ex-jogador, que fez sua última partida na estreia rubro-negra no Brasileiro deste ano, contra o Cruzeiro, em 27 de abril, contou que inciará um estágio para conhecer todas as áreas do clube até o fim do ano e, só então, definir exatamente qual cargo ocupará.

O plano, segundo Landim, é que Juan trabalhe na relação direta com os jogadores. Desde a transição dos atletas da base para o profissional, bem como o trabalho junto ao grupo principal do clube. Com a mesma categoria dos gramados e a humildade habitual, Juan explicou que precisa se especializar para poder ser eficiente também como dirigente.

– Não, a gente ainda não definiu exatamente o que vamos fazer. O acordo com o Flamengo é que aproveito esse mês de férias, estou aproveitando, e no próximo mês inicio um estádio dentro do clube, conhecer todas as áreas até o final do ano, e aí sim decidir um cargo que eu possa ocupar.

Ele completou:

– Por mais que eu já conheça o Flamengo há muito tempo, fui até ontem um jogador, mas é um cargo novo, uma coisa que não tem nada a ver com jogar bola, normal que eu tenha que me especializar, estudar e conhecer o dia a dia, como funciona o Flamengo do outro lado. E é isso que eu vou fazer para, quando ocupar um cargo, ser um dirigente com a mesma eficácia que tinha como jogador.

Rodolfo Landim, Juan e Maurício Gomes de Mattos em cerimônia no Fla nesta quarta-feira — Foto: Vicente Seda

Landim explicou que faltam detalhes para acertar a função de Juan, e deixou claro que a ideia é aproveitar a extensa experiência como atleta:

– Está mais ou menos definido sim, a gente ainda está acertando alguns pequenos detalhes, mas é fundamental poder contar com o Juan na formação de todos esses atletas que trabalham dentro do Flamengo. No início, pela conversa que tivemos, é trabalhando junto ao profissional, mas também no processo de transição desses atletas da base para o profissional. Na relação direta com os jogadores.

Juan descartou a possibilidade de caminhar na direção da formação de treinador. O plano é deixar de lado a zaga para se transformar em um meia de ligação, mas fora do gramado.

– A meta não é ser treinador, é um cargo que possa estar ali entre a diretoria, os jogadores, o treinador, participar do dia a dia, ver o treinamento, os jogos, estar em contato direto com os jogadores já que tenho experiência como atleta. Poder ajudar nesse meio de ligação entre todos os envolvidos no futebol.

Sobre a aposentadoria tão recente, Juan se mostrou sereno e ciente de que era o momento:

– Me preparei bem, era uma decisão bem firme na minha cabeça, claro que futebol sempre foi a minha vida, mas chega um momento que você tem de ter a noção, a sabedoria, que chegou a sua hora de parar. Agora é preparar para uma nova vida.

Para 2019, o ex-zagueiro espera títulos:

– O Flamengo tem um elenco fortíssimo, todo mundo sabe disso. É candidato a ganhar os títulos que disputa, até ontem eu estava com esse grupo, sei da seriedade de todos. É importante ter tranquilidade para trabalhar. Com certeza esse ano o Flamengo vai conquistar títulos importantes.

Maior zagueiro-artilheiro da história do Flamengo, ao lado de Junior Baiano, com 32 gols, Juan soma 331 jogos pelo clube onde foi revelado. Além da rubro-negra, ele defendeu apenas mais quatro camisas em 23 anos de carreira: Bayer Leverkusen (Alemanha), Roma (Itália), Internacional e a da seleção brasileira, que envergou em duas Copas do Mundo.

O GloboEsporte.com vai transmitir em vídeo ao vivo para o Brasil inteiro o jogo entre Flamengo e Athletico-PR, no próximo domingo, às 16h (de Brasília).

— Foto: Divulgação

Fonte: https://globoesporte.globo.com/futebol/times/flamengo/noticia/de-zagueiro-a-estagiario-juan-se-reinventa-no-flamengo-preparar-para-nova-vida.ghtml

Share this content: