Desempenho no Brasil é termômetro para nove estrangeiros na Copa América

— Foto: Infoesporte

Entre as 11 seleções estrangeiras que disputam Copa América há nove atletas que estão atuando por clubes brasileiros na temporada 2019. Será que o desempenho deles no ano serve de referência sobre o que poderão fazer na principal competição de seleções do nosso continente? Dá quase um time.

Dos estrangeiros que atuam no Brasil, o goleiro paraguaio Gatito Fernandez, do Botafogo, foi quem teve mais rodagem: atuou por 2.120 minutos, em 22 jogos, e levou 17 gols, um a cada 125 minutos. Em 11 desses 22 jogos Gatito não levou gol. Gatito pode fazer a diferença em eventual disputa de pênaltis. Neste ano, pelo Botafogo, houve apenas uma cobrança contra ele, e não entrou. A bola foi no travessão.

Outros dois paraguaios estão entre os quatro estrangeiros com mais minutos por equipes brasileiras na temporada. Um deles é o zagueiro Gustavo Gómez, do Palmeiras, com 1.823 minutos em campo, e o outro, Derlis González, do Santos, com 1.810 minutos. Em 19 jogos, o zagueiro Gustavo Gómez marcou três gols pelo Palmeiras, um a cada 608 minutos em campo. Líder do campeonato, com ele em campo o Palmeiras conseguiu 70% dos pontos que disputou. Já com Derlis González, o Santos conquistou 58% dos pontos disputados, mas não foi por falta de empenho. Em 24 jogos, o meia marcou sete gols e fez a assistência para outros cinco, participando de um gol a cada 151 minutos e com influência direta em 23% dos gols do Santos no ano.

Entre os paraguaios, quem teve muitos minutos em campo foi o volante Cuéllar, do Flamengo. Esteve em campo por 1.939 minutos, mas não fez gol ou assistência. Seu negócio é a forte marcação. Com ele em campo, o Flamengo conquistou 67% dos pontos que disputou.

O Flamengo também cedeu para a Copa América o meia Arrascaeta, que esteve em campo pelo clube em 1.581 minutos. Em 23 jogos, o uruguaio marcou cinco gols e deu quatro assistências, participando de um gol a cada 176 minutos e diretamente de 15% dos gols marcados pela equipe carioca na temporada. Com ele em campo, a equipe conquistou 68% dos pontos que disputou.

Arrascaeta em ação pelo Flamengo — Foto: Alexandre Vidal / Flamengo

A seleção peruana também tem três atletas que atuam no Brasil. Entre eles, o desempenho mais destacado é o do atacante Paolo Guerrero, que participou diretamente de 20% dos gols do Internacional, marcando nove vezes (não fez nenhuma assistência). O Inter conquistou 77% dos pontos que disputou quando Guerrero estava em campo. É a maior marca entre os estrangeiros que atuam por aqui. Os companheiros de Guerrero que atuam por aqui são Cueva, 15 jogos, 764 minutos pelo Santos, e Trauco, dez partidas, 784 minutos pelo Flamengo. Nenhum deles fez gol na temporada, mas Trauco já deu três assistências, participando de um gol a cada 261 minutos. Com ele em campo, o Flamengo conquistou 73% dos pontos disputados, enquanto o Santos obteve 44% com Cueva atuando.

O menor percentual de pontos conquistados está com Arboleda. O São Paulo só conseguiu 35% dos pontos que disputou com o equatoriano em campo. Em 1.740 minutos, o zagueiro marcou um gol.

*A equipe do Espião Estatístico é formada por: Guilherme Maniaudet, Guilherme Marçal, Leandro Silva, Roberto Maleson e Valmir Storti.

Fonte: https://globoesporte.globo.com/futebol/noticia/desempenho-no-brasil-e-termometro-para-nove-estrangeiros-na-copa-america.ghtml

Share this content: