Desinteresse do público faz TV repensar modelo e duração dos estaduais

Os Estaduais, que começam neste fim de semana, nunca foram unanimidade. Com constante perda de público, tanto nos estádios quanto na audiência das transmissões, há muito se fala em rever o modelo de disputa. Alguns defendem a volta dos torneios regionais, como o antigo Rio-SP, enquanto outros acham que o tempo de pré-temporada e descanso deveria ser maior.

​+ Está começando! Confira a programação do fim de semana da Taça Kaiser 2019

​+ Desafio dos 10 anos: O que mudou no futebol brasileiro de 2009 pra cá?

Segundo o​UOL, a TV Globo entrou no debate e tem intenção derever o calendário do futebol brasileiro no futuro. Os campeonatos atuais perderam boa parte do seu significado esportivo e, por consequência, o econômico.

Pode-se argumentar de que as finais sempre têm estádios lotados. Mas isso se deve mais à rivalidade entre os times brasileiros do que ao formato da competição. Inclusive, vale reparar quantos jogos de casa cheia temos em três meses de estaduais.Não é à toa que o público abandona o pay-per-view durante o período.

Ao contrário de competições comoBrasileiro, Libertadores e Copa do Brasil. Haverá um ou outro jogo morto ali, mas, na maioria deles, há bastante coisa em disputa.

Qual o sentido de colocar o Palmeiras com seus R$ 600 milhões de receita para enfrentar equipes pequenos? Qual é a evolução técnica que isso proporciona para o time de Felipão? Qual é a vantagem econômica visto que tira datas de campeonatos que só crescem em valor como Brasileiro e Libertadores?

É preciso entender que os Estaduais gastam tempo (datas) e dinheiro dos clubes grandes.Enquanto nossos melhores jogadores enfrentam adversários muito inferiores em campos esburacados com apenas 20 dias de pré-temporada, Messi desfila na Liga dos Campeões e no Espanhol na TV.

Não são os estaduais que vão salvar os clubes pequenos.Eram 700 e tantos no Brasil, já caíram para 600. Outros devem sumir.

O ideal é criar outra estrutura para os clubes menores, comocampeonatos regionais semi-amadores na maior parte do ano com direito a classificar a fases reduzidas finais de Estaduais. Eles não precisam acabar, podem apenas ser mais curtos.A própria CBF poderia investir mais.Mesmo o Brasileiro, transformado em liga, poderia gerar dinheiro para bancar campeonatos amadores pelo país.

Soluções existem, o que não podemos mais é ter estaduais comprometendo o rendimento e a qualidade técnica dos nossos clubes.

Fonte: https://www.90min.com/pt-BR/posts/6275080-desinteresse-do-publico-faz-tv-repensar-modelo-e-duracao-dos-estaduais?utm_source=RSS

Share this content: