A temporada 2021 começa nesta quarta-feira para os principais jogadores do Flamengo diante do Bangu, às 21h, em Volta Redonda, pela sétima rodada da Taça Guanabara. A equipe base montada a partir de 2019, com o investimento pesado em contratações, está cada vez mais experiente e com ainda mais títulos no currículo. Neste ano, no entanto, as contratações rarearam. E o décimo segundo jogador rubro-negro já é dado como ausente em função do agravamento da pandemia.

— Na última temporada sofremos com a questão do público e tivemos um tempo para assimilar. Nessa temporada temos que entender e corresponder mais rápido. Isso nos fez falta, o tempo passou e tivemos que recuperar. Tem que entender a nova realidade — afirmou o meia Diego.

Apesar da falta de apoio, principalmente no Maracanã, o técnico Rogério Ceni teve duas semanas de pré-temporada para consolidar um modelo de jogo baseado praticamente nas mesmas peças com as quais foi campeão brasileiro em 2020, e para corrigir os erros que levaram às eliminações na Copa do Brasil e Libertadores. A busca pela trilogia em outro patamar segue com um esquema de jogo ofensivo e com intensidade. Ceni manterá em um primeiro momento Willian Arão improvisado na zaga, Diego Ribas como volante e deve dar nova chance ao goleiro Diego Alves. Do time titular, são seis com mais de 30 anos. Além dos Diegos, Ribas com 36 e Alves com 35, Éverton Ribeiro (31), Bruno Henrique (30), Isla (32) e Filipe Luís (35) compõem tal grupo. Em um calendário apertado, abrir mão dos seis primeiros jogos para treinar foi a primeira decisão acertada.

Prestes a completar 20 anos de carreira e indo para a sexta temporada no Flamengo, o camisa 10 Diego disse que a idade não importa, e sim o rendimento, na disputa por posições. Ele se referia à ascensão de jovens como João Gomes e Hugo Moura, que estão indo bem e serão úteis na temporada.

– Em 2019 a média de idade era elevada e foi um ano excelente, ano passado também. Deve se cobrar a performance, não a idade. Os mais jovens vão ajudar também. Mas tem que render, independente da idade.

Contra o Bangu, Ceni não terá Rodrigo Caio, Pedro e Matheuzinho, lesionados e também dúvidas para o jogo com o Palmeiras dia 11, pela Supercopa do Brasil.