A avaliação física do Flamengo já começou e será o principal critério para definir a estreia do time em 2026, segundo o preparador físico Diogo Linhares. As checagens individuais e coletivas realizadas na reapresentação vão nortear cargas, tempo de recuperação e a escalação inicial do elenco.
Exames, monitoramento e decisão sobre a estreia
Diogo Linhares explicou que os exames já foram concluídos e que agora a comissão técnica analisa os dados para montar planos de trabalho personalizados. O comportamento dos jogadores durante as férias também influenciou positivamente a retomada, diminuindo o tempo necessário para readaptação às cargas.
“Nós fechamos ontem os exames e agora vem a parte de análise de todos os dados, checagem individual, em grupo, para traçar os planos. No total, claro, como falei na coletiva, os atletas hoje em dia, de uma maneira geral, são atletas extremamente profissionais, se cuidam.”
“Foi uma maneira normal para o retorno das férias. Sabemos que temos pontos a evoluir, claro, voltando de uma pausa, mas de uma maneira geral, por serem extremamente focados e se cuidarem, isso facilita essa retomada.”
“Como o Felipe fala, que é o nosso comandante, o campo fala, o campo responde, e a gente vai analisar as avaliações, e agora já estamos fazendo isso, cada resultado individualmente, vendo os atletas e também vendo a propensão de cada sessão de treino. Acaba o treino, a gente analisa o treino e já prepara, porque uma sessão está conectada com a outra.”
Idade, rejuvenescimento e aprendizados de 2025
Sobre a renovação do elenco, Linhares afirmou que a idade é uma variável dentro de um plano individualizado e citou Arrascaeta como exemplo de jogador que manteve alto nível graças ao profissionalismo. O preparador destacou ainda os aprendizados da temporada passada como base para otimizar a preparação em 2026.
“Então, no futebol de hoje, cada vez mais os jogadores estão estendendo suas carreiras pelo grande profissionalismo e a consciência profissional deles. Um bom exemplo mesmo é o Arrascaeta. Seis anos mais velho e conseguiu os melhores números. Então isso varia muito, a idade é um fator, é uma variável.”
“A minha segunda passagem como primeiro preparador no Flamengo, mas falando especificamente desse ano, foi um ano de muito aprendizado, de muito crescimento profissional, trabalhando como Flamengo, com um grupo, um perfil que facilita muito o trabalho e com uma comissão também, que tem muita sinergia de pensamentos, de condutas diárias, e isso é um facilitador.”
Enquanto a comissão monitora a resposta física do grupo nos treinos iniciais, a definição do jogo de estreia ficará condicionada à evolução individual dos atletas e ao alinhamento entre planejamento físico e estratégia técnica.
Estudante e colaborador em produção de conteúdo esportivo. Torcedor do Flamengo, participa da criação de textos sobre partidas, elenco e atualizações do clube.