O primeiro dia de Flamengo serviu para Domènec Torrent mostrar seu jeito catalão de ser, sem cerimônias para ser chamado de “Mister”, e com troca de informações e comportamento humilde junto a jogadores e profissionais do clube. Mas a atividade de segunda-feira foi acompanhada sem tantas intervenções, já que ocorreu horas depois do desembarque no Brasil. Descansado, Dome, como pediu para ser chamado por todos no clube, trocou as impressões pessoais pela apresentação de suas primeiras ideias no campo só nesta terça-feira.

Para os membros do clube que acompanharam um ano de trabalho de Jorge Jesus já é possível dizer que a linha de trabalho é completamente diferente, embora a transição planejada seja suave e utilizando as bases deixadas pelo português. Mas os conceitos iniciais em termos de tática e filosofia de jogo se assemelham e já trouxeram para as primeiras movimentações os trabalhos de Torrent com Pep Guardiola. O novo técnico logo percebeu que o elenco do Flamengo já adquiriu um jeito de jogar intenso, de pressionar após a perda de bola, mas partiu daí para implementar os primeiros avanços.

Leia mais:Análise de desempenho do Flamengo é elogiada por tecnologia e acionada por auxiliar de Torrent

Segundo informações, esse foi o ponto mais exigido nos primeiros treinamentos, a forma como reagir a perda da posse, cobrando ainda mais dos atletas. Como já vem desenvolvendo este perfil, o elenco do Flamengo discutiu posicionamento no intervalo da atividade, quando Dome se aproximou e afirmou, surpreendido pelas exclamações dos jogadores uns com os outros: ˜Calma que amanhã tem mais”. Em seguida, saiu com uma observação sobre a cena:

“Isso é um time vencedor”.

Jogador cercado no treino do Flamengo Foto: Divulgação

O elogio ao que foi visto em termo de estrutura e material humano foi o roteiro de Torrent nas primeiras horas de Flamengo. O novo técnico sublinhou que alguns exercícios de posse, como trabalhos de toque de primeira, não funcionam em qualquer grupo, valorizando a qualidade do plantel. A cada acerto no treino, exclamava “Bravo!”. E se preocupava em ser entendido. “Se eu falar dessa forma, eles vão entender?”, indagava-se quando queria pedir mais intensidade ou mais precisão nos passes. Após a atividade o treinador solicitou até um professor de português ao Flamengo.

Ranking:Os 30 maiores ídolos da história do Flamengo

A diferença para Jorge Jesus é que essa pegada não estava presente em todos os trabalhos. Mas a impressão inicial é que o caminho escolhido por Torrent tem boas chances de manter o time do Flamengo em constante busca por evolução. A parte tática mais detalhada está prevista para hoje e amanhã, de olho na estreia do Brasileiro, contra o Atlético-MG, domingo. Fisicamente, os trabalhos de Jesus foram mantidos. Já que o preparador físico Julian Jiménez só chega amanhã. Roberto Oliveira, do Flamengo, é quem comanda a transição nesse sentido.

Dome dialogou com o profissional para entender a programação e também conversou com o preparador de goleiros Wagner Miranda, com quem tratou sobre o tamanho da grama dos campos do CT. Os auxiliares Jordi Guerrero e Jordi Gris acompanharam as atividades com os mesmos conceitos. O primeiro é um auxiliar direto de Torrent. O segundo, um analista que vai a campo e depois reúne suas anotações em sua sala de vídeo. O clube perdeu os drones que filmavam os treinos, levados pelo analista de Jorge Jesus, mas Torrent pediu que as atividades voltem a ser filmadas, com tablets nas torres em volta do gramado.