Já no final da temporada, no fim de setembro, Dorival Júnior foi chamado para dirigir o Flamengo em uma missão nada fácil: ir em busca do título brasileiro. Experiente, o treinador não recusou e chegou obtendo bons resultados, ainda estando invicto após seis partidas. Apesar disso, a taça está um pouco distante, já que o Rubro-Negro está a seis pontos do líder Palmeiras.
Em entrevista ao portal Lance!, Dorival falou sobre diversos assuntos. Entre eles, a pergunta principal: ficará no clube no ano que vem?. Ele respondeu assim: “Quem não gostaria de trabalhar no Flamengo com o elenco que nós temos? Estamos muito próximo de grandes conquistas“. O comandante tem contrato válido somente até o fim do Campeonato Brasileiro.
Dorival chegou no Fla em um momento de muita desconfiança. Barbieri foi demitido e o clube iria para o terceiro treinador na temporada. No início das especulações, a escolha do nome do técnico pela diretoria não agradou a torcida. Mesmo assim, o acerto aconteceu de maneira rápida. Lembrando que ele se apresentou no dia 29 de setembro, e no mesmo dia, comandou a equipe rubro-negra diante do Bahia.
— Foi no dia seguinte (da demissão), na parte da manhã, recebi um primeiro contato. Me coloquei à disposição para conversar. Foi muito rápido. Não me importei com nada. Sabia do tempo de contrato. Fui favorável. Não tinha que pensar, discutir, foi uma situação respeitada, entendi dessa forma, já peguei clubes em momentos de transição, até o Flamengo — contou o treinador, que concluiu dizendo quais foram os motivos que o fizeram acertar com a equipe rubro-negra.
— Acompanhando as equipes do Brasileiro, num todo, sempre me agradou a maneira como o Flamengo jogava. Achava o trabalho do Maurício Barbieri muito bom. Sentia que algumas dificuldades se deviam ao calendário, a sequência. Não esperava essa situação. Como era uma equipe que eu acreditava, olhei a tabela e vi que teria semanas importantes, achei que ajudaria de alguma forma. Para mim seria importante voltar ao Flamengo. Aguardava um dia acontecer. Não nesse momento ou situação. Foi um grande desafio. Em uma equipe que eu acreditava que estaria e como está, brigando até o final da competição pelos primeiros lugares —, finalizou.