Dyogo Alves se espelha em Júlio Cesar e busca oportunidade no Flamengo

Dyogo Alves vê em Júlio Cesar o modelo que quer seguir. Durante a intertemporada do Flamengo em Portugal, o goleiro deixou claro que busca escrever uma história tão bonita quanto a do ídolo rubro-negro, mas também sinalizou que não descarta uma possível saída do clube se as oportunidades não surgirem.

“O Júlio Cesar foi um grande goleiro aqui no Flamengo, tem uma história linda. Então, eu espero que eu possa conseguir uma história linda igual a dele por aqui”, disse o arqueiro em entrevista neste sábado (04), em Lagos, no Algarve.

A fala do goleiro é carregada de simbolismo. Júlio Cesar saiu da base do Mengão e se tornou ídolo da instituição, conquistando títulos importantes antes de brilhar também na Inter de Milão e na Seleção Brasileira. Para Dyogo Alves, que também é formado nas categorias de base do clube, esse caminho representa uma aspiração concreta.

Terceiro goleiro do Mengão busca espaço e avalia mercado

Atualmente, Dyogo Alves ocupa a terceira posição na hierarquia de goleiros do Flamengo. Ao ser questionado sobre sua situação no clube, o arqueiro foi honesto: quer continuar, mas não fecha portas para outras possibilidades.

“Eu converso com o meu empresário, a gente faz um trajeto e vemos a melhor opção para tomar a melhor decisão. Agora, temos que esperar se terá proposta ou não, e a gente depois decide qual é a melhor decisão a tomar”, explicou.

A abertura para negociações não é gratuita. Dyogo possui contrato com o Rubro-Negro apenas até dezembro deste ano, o que reduz a janela de oportunidades tanto para o jogador quanto para a instituição. Se permanecer no clube, ele tem consciência do desafio que representa competir por minutos em um elenco recheado de nomes consolidados.

“Eu espero permanecer para conseguir ter uma oportunidade por aqui e demonstrar meu futebol. Essa pré-temporada é muito importante para todos nós pegar confiança e demonstrar nosso potencial.”

A intertemporada em Portugal é, nesse contexto, um momento decisivo. Leonardo Jardim já deixou claro que irá oferecer chances a atletas que acumulam menos minutagem durante os amistosos. Para Dyogo Alves, isso representa uma vitrine potencial — e há expectativa de que ele inicie como titular contra o Lausanne Sports na quarta-feira (08), às 16h30.

Profissional desde a base, Dyogo aposta em trabalho dobrado

O goleiro reconhece que vir da base do Flamengo é ao mesmo tempo vantagem e desafio. Ele já acumula títulos conquistados com o Manto Sagrado nas categorias de formação, mas sabe que a transição para o profissional exige muito mais.

“Para a gente que vem da base, a gente tem que trabalhar dobrado. A gente sabe o quanto é difícil trabalhar no Flamengo, ainda mais com os jogadores que tem no elenco. Com isso, a gente trabalha para o treinador observar e, com isso, tentar uma oportunidade no time”, afirmou.

Dyogo Alves não está sozinho nessa jornada. Na intertemporada portuguesa, o arqueiro compartilha espaço com Rossi e Andrew, dois goleiros que também buscam consolidar sua posição. Longe de ver isso como ameaça, ele observa os companheiros para aprender.

“Todos os dois goleiros são bons com os pés, tanto defendendo quanto saindo para o jogo. Também eles chamam atenção defendendo pênaltis. Eu fico observando o Rossi e o Andrew para tentar fazer igual na busca de ajudar o Flamengo”, comentou.

A rotina em Portugal é intensa. O Flamengo chegou ao Algarve com um grupo reduzido, já que nove jogadores foram convocados para a Copa do Mundo e não integraram a delegação. Além disso, o clube está testando doze atletas da base durante esse período, ampliando o leque de avaliações de Leonardo Jardim para o restante da temporada.

Dyogo Alves reconhece a importância dessa fase de preparação. “Essa pré-temporada é muito importante para todos nós pegar confiança e demonstrar nosso potencial. Em questão de contrato, está nas mãos do Flamengo. Enquanto eu tiver contrato com eles, eu vou dar a minha e honrar esse Manto, no qual também fui muito feliz na base também”, finalizou.

O próximo teste do goleiro sai na quarta-feira, contra o Lausanne Sports, no Estádio Algarve. Se receber a oportunidade que Jardim prometeu aos menos utilizados, Dyogo Alves terá a chance de ecoar a frase que disse sobre Júlio Cesar — e começar a escrever sua própria história no Mais Querido.