EI: “Jogo dos 7 erros do Fla: empate com Santa Fe escancara defeitos da equipe no ano”

O Flamengo visitou o Santa Fe, nesta quarta-feira (25), em Bogotá, e empatou em 0 a 0, em jogo válido pela quarta rodada da fase de grupos da Libertadores. No comando do interino Barbieri, a partida na Colômbia foi uma das piores exibições do Rubro-Negro na temporada.

A exibição abaixo do esperado marcou uma noite recheada de erros no Flamengo, que ainda não engrenou com Barbieri. O interino esteve à frente da equipe em quatro jogos e mostrou pouca evolução. O Esporte Interativo listou as principais falhas da equipe diante do Santa.

1 – Diego apagado em campo:

O camisa 10 entrou sem o parceiro Everton Ribeiro, que foi barrado para a entrada de Arão, e ficou como principal homem na armação das jogadas do Flamengo. Porém, o dia não foi dos melhores para Diego. Retendo muito a bola e dando passes poucos úteis durante o tempo em que esteve em campo, o jogador foi um dos piores em campo.

2 – Barbieri demorou a mexer no time:

O Flamengo não foi bem durante todo o jogo, mas Barbieri demorou a fazer mudanças na equipe. A primeira alteração foi acontecer apenas aos 26 minutos do segundo tempo, quando tirou Dourado para lançar Geuvânio e depois colocou Marlos Moreno no lugar de Vinicius Junior que, embora não estivesse em noite brilhante, era o que mais mostrava efetividade no setor ofensivo.​ A última substituição aconteceu aos 42 minutos: ele sacou Diego para lançar Jonas.

 (Barbieri tirou Vini Jr. para botar Marlos Moreno, que não conseguiu ajudar a equipe)

3 – Arão perdido em campo:

Arão foi mantido no time titular no lugar de Everton Ribeiro. A ideia de Barbieri era proteger o setor defensivo e, ao mesmo, dar mais liberdade para Diego armar as jogadas. A primeira intenção deu certo, até certo ponto, mas o volante pouco fez em campo e, em alguns momentos, se demonstrou perdido em muitos lances.

 (Arão teve atuação nula em campo diante do Santa Fe, em Bogotá)

4 – Henrique Dourado sem utilidade:

Dourado é o camisa 9 do Flamengo e o principal homem na responsabilidade de botar a bola para dentro do gol. Porém, com a falta de organização do time, o centroavante precisou voltar mais para buscar a bola, o que não deu certo. Apagado e sem a bola chegar, o Ceifador passou em branco.

Na imagem abaixo, retirada do siteFootstats,dá para perceber claramente que Henrique Dourado precisou “buscar a bola”, o que modificou a sua característica e o prejudicou em campo.

(A bola não chegou a Dourado, que precisou buscar a bola no meio de campo)

5 – Vinicius Junior e Paquetá sem sintonia:

A garotada, que outrora chegou a ser a válvula de escape do Flamengo, não esteve bem diante do Santa Fe. Tanto Vinicius Junior quanto Paquetá mostraram, ao menos, vontade, mas não foi o suficiente para ajudar na Colômbia.

(Paquetá tentou, mas pouco conseguiu fazer com a camisa do Flamengo nesta quarta)

6 – Falta de organização:

Barbieri comandou o Flamengo em quatro jogos até aqui (contra Vitória, Santa Fe, duas vezes, e América-MG) mas, em nenhum momento, mostrou evolução no quesito organização tática. O jogo da última quarta-feira foi o que mais mostrou isso, quando, em vários lances, os zagueiros tentaram fazer a transição para o ataque na base do “chutão”.

(Barbieri ainda não provou que tem capacidade de ser efetivado ao cargo de treinador)

7 – Falta de vontade:

Após o empate com o Santa Fe, Barbieri concedeu entrevista coletiva. Uma das perguntas dos jornalistas presentes foi a respeito da possível falta de vontade dos jogadores do Flamengo. Para o interino, isso nunca faltou, pelo contrário.

“Acho que vontade não faltou. Faltou a gente ter um pouco mais de calma. Não fizemos as melhores escolhas. A gente não conseguiu fazer o jogo que nós fizemos na quarta passada. Mas, é um resultado importante. Pelas condições. Uma arbitragem polêmica”.

Porém, durante os 90 minutos, não foi isso que pareceu, e os atletas, em alguns momentos, demonstraram estar satisfeitos com o resultado. A altitude, entretanto, pode ter influenciado, mas o próprio Barbieri garantiu que os jogadores não ficaram exaustos no fim de jogo.

“Não achei a equipe cansada. Não terminamos com jogador caindo com desgaste. A gente tentou mexer. A decisão sempre tem que ser tomada de forma rápida. A gente fez a mexida na hora que a gente achou melhor fazer”.

Reprodução: Esporte Interativo

Fonte: http://colunadoflamengo.com/2018/04/ei-jogo-dos-7-erros-do-fla-empate-com-santa-fe-escancara-defeitos-da-equipe-no-ano/

Share this content: