O momento do Flamengo na temporada não é dos melhores. Apesar de ter conquistado o Campeonato Carioca, o time apresenta um desempenho dentro de campo que gera questionamentos tanto da torcida quanto da imprensa. Um dos setores mais criticados do time é a defesa, que só não tomou gols em 5 das 23 partidas que fez no ano de 2019. Com todos esses fatores, naturalmente a bronca recai sobre o treinador, no caso, Abel Braga, que é o responsável por cuidar de todas essas questões.
A relação entre torcida e Abelão vem se desgastando há algum tempo, quando os torcedores já começavam a questionar o futebol apresentado pelo Flamengo, inclusive contra times mais modestos. Para colocar ainda mais gasolina na fogueira, o comandante deu uma declaração na última quarta-feira (1) que enfureceu a nação rubro-negra. Após a derrota para o Internacional, o técnico rasgou elogios ao Beira-Rio, estádio do Inter, e disse que nem o Maracanã consegue se igualar ao estádio do clube pelo qual foi campeão da Libertadores e do Mundial de 2006.

No meio desse turbilhão, surgiu a notícia de que o Flamengo estaria interessado em contratar o técnico Jorge Sampaoli, do Santos. Porém, o jornalista Mauro Cezar Pereira, por meio de seu blog no portal UOL Esporte, trouxe uma informação diferente neste domingo (5). Segundo apuração do próprio jornalista, o clube da Gávea não procurou Sampaoli em nenhum momento.
Grande erro que o flamengo cometeu, sampaoli há bom tempo vinha ganhando títulos e o principal fazendo os times jogar bonito, o Abel o último título dele foi 2012 com fluminense, o time ofensivo que o flamengo queria montar não era pra ele Abel.
— Elizeu (@Elizeu03033925) 5 de maio de 2019