Eleição no Flamengo: situação aposta em “obras contra palavras”; oposição segura euforia

Um pouco menos de preto e vermelho. E mais rosas (de Ricardo Lomba) e roxos (Rodolfo Landim) – em menor proporção, brancos (Marcelo Vargas) e amarelos (José Carlos Peruano). São as cores da Gávea na reta final da eleição do Flamengo, que recebe neste sábado novo encontro de embaixadas, outra festa na semana de aniversário do clube – comemorado na última quinta-feira.

O evento não terá a presença do presidente do Flamengo, Eduardo Bandeira de Mello, que entrou em rota de colisão de vez com o seu vice-presidente geral Maurício Gomes de Mattos, um dos responsáveis pelos encontros de embaixadas de todo o país no clube. Maurício disse que foi afastado por Bandeira do projeto. O presidente considerava que o seu vice usava o encontro como plataforma eleitoral do opositor Rodolfo Landim, a quem Mauricio apoia.

Nos bastidores, o comentário é de que existia chance de protesto contra Bandeira, mas o mandatário viajou na noite desta sexta para Recife, onde o Flamengo treina nesta tarde de sábado. Neste domingo, às 17h, o time de Dorival Junior enfrenta o Sport, na Ilha do Retiro.

A chapa de Landim, que era maioria entre camisas, adesivos e manifestações no aniversário do Flamengo na última quinta, está otimista para a vitória nas urnas no próximo dia 8 de dezembro. Mas a chapa da situação aposta na impressão positiva que a maioria dos sócios tem sobre a administração Bandeira – amostragem medida por pesquisas internas do clube.

Eleição polarizada movimenta Flamengo, e Landim e vice de Lomba confiam na vitória nas urnas no próximo dia 8 de dezembro

No Maracanã, antes do duelo com o Santos, Lomba se disse otimista para a reta final da eleição. Cerca de oito mil pessoas estão aptas a votar. O índice de comparecimento histórico é de cerca de 50% dos associados com direito a voto. A situação aposta na avaliação positiva da administração Bandeira de Mello neste grupo reduzido.

– Muito confiantes. A gente vem trabalhando com algumas pesquisas, intenções de voto e divulgando nosso projeto de governo. Acho que estamos em um caminho legal.

Acho que, obviamente, é uma eleição difícil, estamos respeitando nossos adversários. Mas estamos em um caminho legal, buscando a vitória sempre – disse o atual vice de futebol.

Alguns apoiadores da chapa rosa reconhecem que a chapa de Landim, hoje, está um pouco na frente. O presidente do Conselho de Beneméritos e candidato a vice-presidente geral de Lomba, Walter Oaquim, distinguiu o sentimento da torcida do comportamento do sócio. Para ele, apesar do equilíbrio, a chapa rosa "vai ganhar bem".

– Eles saíram na frente e ficaram mais organizados. Mas temos uma coisa que eles não têm. Vou traduzir com um pensamento do padre Antonio Vieira. “Para falar ao vento bastam as palavras. Para falar ao coração são necessárias obras”. Palavra sem obras é tiro sem bala.

Eles falam, falam, falam, mas nós temos obras para mostrar – disse Oaquim, citando a construção do CT.

– Há 30 anos que temos o terreno e agora temos dois centros de treinamento maravilhosos. O último jogador que a base formou foi comigo, com Julio Cesar, Juan, Adriano. Agora, o Flamengo voltou a fazer jogador, é campeão de torneios internacionais, nacionais. O sócio do Flamengo está fechado com a gente, a grande maioria não tenha dúvida. O torcedor está triste por que não ganhamos o título. É natura, também estou triste. Mas o Flamengo não é só um campeonato. O Flamengo é um todo – afirmou o candidato a vice-presidente de Lomba.

Festejado no dia do aniversário do Flamengo, com gritos de “presidente” e “é campeão” na hora do corte de bolo, o empresário Rodolfo Landim mantém a mobilização da sua militância até o dia da eleição. Na última quinta, ele comemorava a união com o grupo de Cacau Cotta, União Rubro-Negra, a última adesão.

– Estou muito feliz por que conseguimos a união de todas as correntes do Flamengo. Com exceção de uma (SóFla), que é a que está no poder. Dos grupos organizados, temos oito ou nove. Isso é a prova que o nosso projeto deu certo.

Nossa mensagem está chegando aos sócios e estamos muito felizes com isso. Estamos muito confiantes, mas a eleição é só no dia 8 de dezembro. Até lá quero que a turma se mantenha motivada, lutando – disse o candidato da chapa roxa.

A eleição está marcada para o dia 8 de dezembro. Lomba e Landim são os favoritos, mas o pleito tem mais dois na disputa. Marcelo Vargas, pela chapa branca, e José Carlos Peruano, da chapa amarela.

banner flamengo — Foto: Divulgação

Fonte: https://globoesporte.globo.com/futebol/times/flamengo/noticia/eleicao-no-flamengo-situacao-aposta-em-obras-contra-palavras-oposicao-segura-euforia.ghtml

Share this content: