Sem as premiações esperadas na Libertadores e na Copa do Brasil, o Flamengo precisará refazer as contas para investir na qualificação do elenco já de olho em 2021.

A queda nas competições pode fazer o clube rever a estratégia de compra do atacante Pedro junto à Fiorentina, da Itália, e do volante Thiago Maia, ao Lille, da França.

O custo de Pedro é de 14 milhões de euros. O Flamengo espera diluir o pagamento ao longo dos próximos anos. Mas contava com as quantias pagas pelos avanços nas competições das quais saiu.

Thiago Maia, que opera o joelho nesta quinta-feira, tem retorno previsto para o ano que vem. E a diretoria rubro-negra ainda não montou uma operação de compra.

O jogador custa 7 milhões de euros por 50% de seus direitos economicos.

Ou seja, no total, o clube teria que gastar mais de R$ 100 milhões nos dois jogadores.

A única certeza é que o Flamengo precisará ganhar dinheiro com a venda de jogadores para engordar os cofres e dar andamento a estas operações.

O primeiro da lista é o atacante Lincoln, que o clube tentou dar nova chance, mas tem tudo para sair em janeiro. Outros jovens podem seguir o mesmo caminho.

Outro atleta em fim de contrato de empréstimo é o atacante Pedro Rocha, que voltaria para o Spartak da Rússia ao fim de dezembro. A tendência é que o vínculo provisório se estenda, mas a compra virou uma das últimas prioridades no momento.