Em livro, jornalista conta bastidores da reestruturação financeira do Flamengo

IMAGEM: DIVULGAÇÃO

Por Tulio Rodrigues

O torcedor costuma acompanhar o seu time o futebol de um modo geral somente olhando para os aspectos das quatros linhas: o artilheiro, o meia habilidoso, o camisa 1 intransponível nas traves, o gol do título, a defesa milagrosa… Dificilmente se acompanha com paixão os “dribles” para arrolar uma dívida, a “linda jogada” para o clube não fechar no vermelho ou até mesmo convencer que a prioridade não é ganhar títulos, mas “arrumar a casa” financeiramente e administrativamente. Esse foi o objetivo do jornalista Rodrigo Capello em seu livro “O futebol como ele é”. Na obra, ele detalha minuciosamente a reestruturação do Flamengo desde 2013, início da primeira gestão Eduardo Bandeira de Mello.

São 66 páginas dedicadas a reestruturação do Flamengo, iniciada em 2013. Rodrigo inicia a história no dia da posse de Eduardo Bandeira de Mello, no dia 27 de dezembro de 2012. Horas antes do evento que selaria a chegada da nova gestão, o então mandatário, junto com Rodrigo Tostes, futuro vice de finanças, se reuniram na Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional, no Centro do Rio de Janeiro, para renegociar as dívidas tributárias e fiscais do clube.

O leitor poderá conhecer o perfil dos principais executivos que figuravam no primeiro grupo chamado de “Chapa Azul raiz”. Além de Bandeira e Tostes, a nova direção contava com Wallim Vasconcellos, ex-BNDES, Carlos Langoni, ex-presidente do Banco Central, Frederic Kachar, Diretor Geral da Editora Globo, Romulo Dias, presidente da Cielo, Rubén Osta, presidente da Visa e Rodolfo Landim, ex-presidente da Petrobras Distribuidora, que viria a ser presidente do clube em 2018. Capelo traz ainda detalhes de contratos e a evolução financeira e administrativa ao longo dos anos.

 

O livro “O futebol como ele é” traz, além do Flamengo, a história do futebol brasileiro através das gestões dos principais agremiações do país. A obra de 588 páginas é “um trabalho jornalístico de vasta pesquisa e apuração minuciosa“, “cujos segredos ajudam a explicar por que seu time do coração se encontra na situação em que está nos dias atuais“, diz a editora Grande Área na sinopse. Há história dos 13 clubes considerados “grandes” do Brasil. Em resumo, após a leitura, é possível entender os motivos da situação de cada time atualmente.

“O futebol como ele é” pode ser adquirido em dois formatos: físico, através do site da editora Grande Área e em Kindle, no site da Amazon.

Ficha técnica:

Título: O futebol como ele é
Subtítulo: As histórias dos clubes brasileiros, investigadas em seus meandros políticos e econômicos, explicam como e por que se ganha (e se perde) neste jogo
ISBN: 978-65-88727-065
Páginas: 588 páginas
Formato: 16 x 23cm
Acabamento: Brochura costurada com laminação fosca
Valores: R$ 79,90 no formato físico e R$ 44,91 no formato Kindle

Sinopse completa:

Sorte e azar são aspectos indissociáveis do jogo de futebol — um esporte praticado com os pés e, portanto, impreciso por natureza. Contudo, há mais explicações para o sucesso ou fracasso de uma equipe do que a participação do imponderável.

Em “O Futebol Como Ele É”, da Editora Grande Área, o jornalista Rodrigo Capelo investiga e explica esses fatores que não conseguimos enxergar quando olhamos somente para o campo. As decisões tomadas fora das quatro linhas e o contexto no qual elas estão inseridas podem contribuir diretamente para que a bola ultrapasse a linha do gol. São detalhes imperceptíveis durante os noventa minutos, mas capazes de determinar o resultado de uma partida ou, até mesmo, de um campeonato.

Com a atenção voltada para a gestão, em um trabalho jornalístico de vasta pesquisa e apuração minuciosa, além de entrevistas exclusivas com personagens como Eurico Miranda, Andrés Sanchez e Alexandre Kalil, o autor conta a história do futebol brasileiro e mostra como há muito tempo, desde bem antes do que se imagina, o esporte das massas é também um grande negócio — cujos segredos ajudam a explicar por que seu time do coração se encontra na situação em que está nos dias atuais.

Sobre o autor:

Rodrigo Capelo é jornalista, graduado em comunicação social. Começou como repórter na Máquina do Esporte, passando por Época Negócios, Época e O Globo. Atualmente, escreve para o ge e comenta no SporTV. Especialista na cobertura de negócios do futebol, o autor aborda dinâmicas econômicas e políticas do esporte, explorando áreas como finanças, marketing e gestão. Foi o jornalista que revelou a corrupção no Cruzeiro, em reportagem veiculada no Fantástico. Além de conteúdos variados sobre os principais clubes do Brasil, Capelo escreve anualmente uma série sobre as finanças do futebol.

Fonte: https://colunadofla.com/2021/06/em-livro-jornalista-conta-bastidores-da-reestruturacao-financeira-do-flamengo/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=em-livro-jornalista-conta-bastidores-da-reestruturacao-financeira-do-flamengo