O Flamengo terá que se segurar com os 34 inscritos até a próxima fase da Libertadores. A Conmebol reforçou ao clube que só será possível incluir novos atletas na lista nas oitavas de final. Na verdade, fazer cinco substituições.

O clube tentou evitar repor o desfalque de até agora 16 jogadores com a Covid-19 do jogo com o Independiente Del Valle, na próxima quarta-feira, mas ouviu o que já se sabia. Não há mais prazo.

Entenda como o Flamengo afrouxou protocolo no Equador e gerou surto de Covid-19

Para não pecar por falta, a diretoria rubro-negra consultou a Conmebol sobre a inclusão de mais dez jogadores, mas foi lembrada que a data para isso era o dia 18 de setembro.

A esperança é pela recuperação dos atletas que testaram positivo a menos de 10 dias do jogo. Os sete jogadores confirmados pelo clube como infectados inicialmente no Equador – Diego, Isla, Bruno Henrique, Michael, Matheuzinho, Filipe Luís e Vitinho – precisam apresentar teste negativo com este prazo para serem considerados aptos.

O que vai ser fundamental para o diagnóstico é o exame pré-jogo, que será feito 48 horas antes da partida, na próxima segunda-feira. O regulamento também não prevê inclusão de atletas para a última data da fase de grupos, no jogo contra o Junior Barranquilla.

A situação foi vivida pelo Boca Juniors recentemente. O clube tinha 18 positivos. Depois, o exame ainda permaneceu positivo para alguns, mas já havia se passado mais de 10 dias desde o diagnóstico. Com isso, a Conmebol autorizou a participação. O Libertad, do Paraguai, adversário dos argentinos, reclamou após derrota.

Veja o que dizia o documento enviado pelo Flamengo para a Conmebol:

“CLUBE DE REGATAS DO FLAMENGO (“Flamengo”), diante o quadro de saúde mundial decorrente da pandemia do coronavírus (Covid-19), e considerando o fato público e notório de disseminação da doença em razão de viagem da delegação ao Equador em que 16 (dezesseis) atletas foram contaminados, solicita respeitosamente, com a máxima urgência, a liberação para em caráter de exceção seja possível inscrever os 10 (dez) atletas abaixo relacionados: – Otávio Ataíde da Silva – José Ítalo Monteiro Fidélis dos Santos – Pablo Carneiro Freitas – Richard Rios Montoya – Yuri de Oliveira – Rhyan Paradela de Souza e Silva – Weverton de Sousa Santos – Carlos Daniel Barbosa da Silva – Danilo Batista Silva – Ryan Lukka.”