Por: Guilherme Calvano
Calcanhar de Aquiles do Flamengo na última temporada, o setor defensivo rubro-negro começou bem 2021. No miolo de zaga, dois crias do Clube da Gávea, já conhecidos pela torcida, vão mostrando suas credenciais e tentam provar que merecem mais oportunidades no time de cima. Natan e Noga reeditam a parceria vinda da base no profissional e, após boas atuações neste início de Campeonato Carioca, a dupla vem recebendo elogios.
Natan, de 20 anos, e Gabriel Noga, de 19, ganharam as primeiras chances no profissional em setembro de 2020, quando o Fla sofria com um surto de Covid-19 no elenco. Chamados às pressas para integrar o plantel, os garotos demonstraram personalidade e deram conta do recado quando foram colocados em ação. O mais velho foi efetivado no time de cima, ganhou sequência e disputou 15 jogos na última temporada. Noga, por sua vez, participou de apenas quatro jogos, mas bem como o amigo, também deixou boa impressão.
Agora, com o elenco principal de férias após a conquista do bicampeonato brasileiro, os dois, como citado, reeditam a parceria de sucesso que tiveram na base no profissional. E até aqui tem dado certo. Nos dois primeiros jogos do Estadual, contra Nova Iguaçu (1 x 0) e Macaé (2 x 0), duas vitórias do Rubro-Negro sem a defesa ser vazada. Boa saída de bola, bom senso de colocação, passes e lançamentos precisos são alguns pontos que Natan e Noga vão se destacando.
Claro que é preciso levar em consideração a fragilidade dos adversários que o Fla enfrentou até o momento na competição. Contudo, é fato também que a qualidade e entrosamento da dupla devem ser motivos de comemoração para os torcedores rubro-negros. Recentemente, em entrevista coletiva, Natan falou um pouco sobre a parceria com Noga e destacou justamente o bom funcionamento dos dois juntos no miolo de zaga.
– Eu e Noga jogamos dois ou três anos juntos, sub-17 e sub-20. E é um companheiro que eu já estou bastante habituado em jogar, a gente se completa. É um zagueiro técnico, inteligente, seguro. Se Deus quiser, a gente vai ter muitos anos de parceria no Flamengo ou juntos no elenco do profissional.
Elogios do professor
As boas atuações de Natan e Noga diante de Nova Iguaçu e Macaé, encantaram Mauricio Souza, técnico da equipe rubro-negra na ausência de Rogério Ceni. O treinador, que comanda a dupla de defensores no sub-20, rasgou elogios aos jovens e garantiu que ambos terão um futuro promissor pela frente.
– Primeiro que são dois baita jogadores, extremamente profissionais, que estão buscando o espaço deles, extremamente concentrados, que entendem a responsabilidade de defender a camisa do Flamengo, extremamente competitivos e que seguem à risca o que temos planejado. Simplificam o jogo, são fortes na bola aérea, são fortes no jogo por baixo. São dois jogadores que no futuro próximo estarão dando alegria para os torcedores do Flamengo – disse Mauricio Souza, depois da vitória sobre o Macaé.
Fla x Flu à vista
Com Natan e Noga à disposição, o Flamengo enfrenta o Fluminense no próximo domingo (14), às 18h (horário de Brasília), no Maracanã, em duelo válido pela terceira rodada da Taça Guanabara. O clássico será o principal e, muito provavelmente, o último teste para os jovens zagueiros neste começo de temporada. Isso porque, no compromisso seguinte, com o elenco principal já de volta às atividades, a tendência é que Rogério Ceni mande os titulares a campo.