Equador prepara 10 mil policiais para tentar conter violência em Guayaquil na final da Libertadores

Em exclusiva ao Coluna do Fla, Ministro dos Esportes local detalha plano para segurança de turistas

Por: Leonardo José

Flamengo e Athletico-PR brigarão pelo título da Libertadores no sábado (29), porém, fora das quatro linhas, o tema “violência” é assunto frequente em Guayaquil. Nesta terça (25), um vídeo de tentativa de roubo à uma equipe de televisão, ao vivo, na região do estádio da decisão, viralizou nas redes sociais. O Ministro dos Esportes, Sebastián Palacios, garantiu ao Coluna do Fla que o Equador tem um plano especial para a segurança pública resguardar a paz durante a decisão continental.

Temos um Plano de Segurança elaborado pela Polícia Nacional e coordenado com a Conmebol, a FEF (Federação Equatoriana de Futebol), a Câmara Municipal de Guayaquil e o Governo Nacional. Teremos 10 mil tropas na cidade para garantir a segurança antes, durante e depois do evento, ou seja, mais de 8 mil tropas adicionais às que normalmente se encontram na cidade. Estamos prontos a receber aqueles que nos visitam para a final — detalhou o Ministro, em entrevista exclusiva ao Coluna do Fla publicada no começo de outubro.

A principal preocupação das autoridades de segurança da região de Guayaquil é o aumento de assassinatos no local. Em comparação com 2021, o número de mortes violentas cresceu de 298 para 710, entre janeiro e o fim de agosto — aumento de 136%. Em contrapartida, o Governo do Equador garante que o plano de segurança pública para a final da Libertadores é suficiente para resguardar a paz nos arredores do Estádio Monumental Isidro Romero Carbo, redondezas onde a repórter da Teleamazonas sofreu a tentativa de assalto ao vivo.

VEJA VÍDEO DA TENTATIVA DE ASSALTO

Ainda durante a conversa com o Coluna do Fla, o Ministro diz que espera receber cerca de 50 mil turistas para a decisão da Libertadores. De acordo com Sebastián Palacios, o Equador e a cidade de Guayaquil estão aptos para ser destino dos torcedores de Flamengo e Athletico-PR.

Estamos prontos para receber mais de 50 mil turistas. Os estrangeiros que chegaram ao país de janeiro a agosto de 2022 foram mais de 730 mil pessoas. Temos voos comerciais para que os turistas possam chegar ao nosso país. A partir de Julho de 2022, 13 companhias aéreas operam internacionalmente em 22 rotas com 269 frequências semanais, voando para 14 destinos no estrangeiro. O Equador e Guayaquil estão prontos para 50 mil torcedores de futebol e turistas — detalhou Sebastián.

A final da Libertadores é um dos eventos mais visados pelo Governo local. A decisão acontece no próximo sábado (29). Às 17h (horário de Brasília), Flamengo e Athletico-PR disputam o título da competição continental, em confronto único, no Estádio Monumental Isidro Romero Carbo, com transmissão ao vivo do Coluna do Fla.

Fonte: https://colunadofla.com/2022/10/equador-prepara-10-mil-policiais-para-tentar-conter-violencia-em-guayaquil-na-final-da-libertadores/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=equador-prepara-10-mil-policiais-para-tentar-conter-violencia-em-guayaquil-na-final-da-libertadores