Hugo Souza foi titular do Flamengo na vitória contra o Resende, na última sexta (19), pela quarta rodada da Taça Guanabara, por 4 a 1. Um lance no segundo tempo chamou atenção. O arqueiro recebeu uma bola recuada por Léo Pereira e quando foi fazer a reposição, jogou nos pés do atacante adversário. A jogada não interferiu na vontade do Ajax em ter o atleta. Profissionais da equipe holandesa observavam o jogador.
O jovem segue sendo a opção número um do time da Holanda, pois atende alguns critérios. Hugo é jovem, tem somente 22 anos e ainda a possibilidade de crescer mais na carreira, com convocação para Seleção Brasileira, por exemplo. A ideia é contar com ele em julho, na próxima janela de transferência.
A proposta do Ajax deve girar em torno de 4 milhões de euros, R$ 27 milhões de reais (na cotação atual), para adquirir 70% dos direitos econômicos do goleiro. O Mais Querido tem 90% e o jogador os 10% restantes. Segundo o jornal O Dia, a direção do clube vê com bons olhos um possível negócio.
Cria das categorias de base do Fla, Hugo Souza subiu para o elenco profissional em 2020. Desde então, foram 27 partidas. Na reta final do Brasileirão 2020, ele foi o goleiro titular da equipe comandada por Rogério Ceni. O dono da posição, Diego Alves, estava no departamento médico, se tratando de lesões musculares.