Especialista sobre doping de Guerrero: ‘Não sei se existem níveis seguros para o uso’

A defesa de Paolo Guerrero bateu na tecla que o uso da benzoilecgonina, principal metabólito da cocaína, feito pelo jogador foi de forma acidental e através de um chá. De qualquer maneira, a pedido da Agência Mundial Antidoping, a Corte Arbitral do Esporte entendeu que jogador deveria cumprir mais oito meses de suspensão – chegando a um total de 14 meses, haja visto que ele já cumpriu seis – o que o deixa fora da Copa do Mundo.

O debate sobre a punição – considerada pela maioria na opinião pública exagerada – tomou conta das redes sociais. Assim, o Lance!procurou um especialista para explicar como funciona no organismo a benzoilecgonina e se é possível determinar se Guerrero utilizou-se para fins recreativos (consumindo cocaína) ou se foi mesmo um chá, como alegam. Em diversas oportunidades, inclusive neste domingo, o camisa 9 do Flamengo voltou a dizer que era inocente.

Especialista em controle de dopagem, e voluntário nas Olimpíadas do Rio de Janeiro em 2016 na mesma função, Bruno Brandão explicou como funciona a droga no organismo e disse não saber se existe um um nível aceito para o consumo da substância, mesmo que seja para fins medicinais como Guerrero afirma te usufruído.

– Quando você ingere a substância seu corpo vai metabolizar para eliminar em seguida. No caso da cocaína, independente do uso, o corpo metaboliza essa substancia e esse metabólico se chama benzoilecgonina. Não sei se é possível saber se tem níveis seguros. Se tem um determinado nível para ter certeza se foi recreativo ou através de chá – comentou o especialista.

Em rela,cão ao teste positivo do jogador, Bruno lembrou que a amostra foi enviada e submetida a exames na Alemanha, na cidade de Colônia, local com maior respeitabilidade no assunto e com autoridade para fazer análise de qualquer substância proibida no esporte encontrada nos organismos.

– A analise em si do Guerrero foi feito lá em Colônia é o melhor laboratório do mundo em doping. Se foi detectado lá, é porque tinha algo – afirmou, contando como é feito o controle de doping:

– É feito o exame através da urina e só assim alguma substância pode ser encontrada. Seu corpo metaboliza para deixar menos tóxica a substância. Em relação ao níveis encontrados na urina do Guerrero não tem como falar, porque não vi os exames. Se foi no mundo recreativo ou uso de chá.

Por fim, Bruno lembrou que existem substâncias que são permitidas, com autorização, para fins médicos, que não afetam de forma clara o rendimento ou que possam ser colocadas como doping. Porém o metabólito da cocaína é proibido em qualquer situação, ao que tudo indica.

– Algumas substâncias têm determinados níveis que podem ter ou não no organismo. Existem umas que servem para tratar doença mesmo. Tipo tratamento de asma, mas você tem que conseguir uma autorização. A detecção não é enquadrada como resultado analítico adverso, que chamamos. Já a benzoilecgonina, que foi detectada, é resultado analítico adverso. Agora, quem julga se é doping é a Corte Arbitral – concluiu.

Fonte: http://www.lance.com.br/flamengo/especialista-sobre-doping-guerrero-nao-sei-existem-niveis-seguros-para-uso.html

Share this content: