Esse já é o melhor Flamengo após a geração de 81? Comentaristas, dirigentes e torcedores opinam

O Flamengo de 2019, por enquanto, tem apenas o Campeonato Carioca no currículo, mas o caminho para outras glórias parece irreversível. Muito próximo do título brasileiro e de volta à decisão da Libertadores após 38 anos, o time de Jorge Jesus ainda tem páginas a escrever, mas, independentemente do que acontecer daqui para frente, já entrou para a história do clube.

Mais do que as conquistas que parecem ser questão de tempo, o time vem quebrando recordes e tabus de décadas. Recheado de craques e com resultados expressivos, o Flamengo toma o noticiário, é tema frequente em programas de TV e tem lotado estádios no Rio de Janeiro e em todo país. Daí surge a pergunta: seria esse o melhor Flamengo desde a geração que conquistou o mundo em 1981?

Há quem considere quase um sacrilégio as comparações e, até por isso, deixamos fora o time de Zico & Cia., considerado o melhor da história do Flamengo. Cabem comparações, no entanto, com outros times marcantes. O Flamengo de Jesus já é melhor do que o time de 1987 que, além de Zico, contava com uma constelação no elenco e conquistou a Copa União?

E a equipe regida por Junior que, entre 1990 e 1992, faturou Copa do Brasil, Carioca e Brasileiro? Entre 2006 e 2009 também foram vários troféus, com o Brasileirão, sob o comando de Adriano e Petkovic, como cereja do bolo.

Relembramos craques que marcaram esses grandes times, levantamos os feitos de cada equipe e deixamos quem acompanhou o Flamengo de perto nessas quatro décadas opinar, como dirigentes, ex-jogadores, jornalistas e personalidades rubro-negras.

OS ESQUADRÕES

1980 – 1983

Flamengo 1982 — Foto: Info GloboEsporte.com

Time base: Raul, Leandro, Marinho, Mozer, Junior; Andrade, Adílio, Zico, Tita, Lico e Nunes

Técnicos: Cláudio Coutinho (1980), Paulo César Carpegiani (1981 – 1983) e Carlos Alberto Torres (1983)

Feitos: Mundial (1981), Libertadores (1981), Brasileiro (1980, 1982, 1983) e Carioca (1981)

1987

Flamengo de 1987 — Foto: Info / GloboEsporte.com

Time base: Zé Carlos; Jorginho, Leandro, Edinho, Leonardo; Andrade, Aílton, Zico; Zinho, Renato Gaúcho, Bebeto.

Técnico: Carlinhos (1987)

Feito: Brasileiro (1987)

1990 – 1992

Flamengo 1992 — Foto: Info / GloboEsporte

Time base: Gilmar, Charles Guerreiro, Junior Baiano, Gottardo, Piá; Uidemar, Junior, Nélio (Marcelinho), Zinho (Djalminha), Paulo Nunes e Gaúcho

Técnicos campeões: Jair Pereira (1990) e Carlinhos (1991 e 1992)

Feitos: Copa do Brasil (1990), Brasileiro (1992), Copa do Brasil (1990) e Carioca (1991)

2006 – 2009

Flamengo 2009 — Foto: Info / GloboEsporte.com

Time base: Bruno, Léo Moura, Ronaldo Angelim, Fábio Luciano (Álvaro), Juan; Maldonado, Toró (Renato Abreu), Willians (Ibson), Petkovic (Renato Augusto), Zé Roberto e Adriano (Souza e Obina)

Técnicos campeões: Ney Franco (2006 e 2007), Joel Santana (2008), Andrade (2009)

Feitos: Brasileiro (2009), Copa do Brasil (2006), Carioca (2007, 2008 e 2009)

2019

Flamengo 2019 — Foto: Info / GloboEsporte.com

Time base: Diego Alves, Rafinha, Rodrigo Caio, Pablo Marí, Filipe Luís; Willian Arão, Gerson, Everton Ribeiro (Reinier), Arrascaeta (Diego), Bruno Henrique (Vitinho) e Gabigol

Técnicos: Abel Braga (2019) e Jorge Jesus (2019)

Feitos: Carioca (2019); lidera o Brasileirão e está na final da Libertadores após 38 anos

OPINIÕES

MARCIO BRAGA
Presidente mais vitorioso da história do Flamengo

– Esse time atual é muito bom. Não quero comparar jogador por jogador, porque são épocas distintas. O que esse time fez contra o Palmeiras e nos jogos contra o Grêmio foi espetacular. Só faltava o Zico. Esse time tem muita intensidade e disposição de ganhar, é o que aquela equipe de 81 também tinha. Faz o planejamento para ganhar. Isso que o Jorge Jesus trouxe. Vai ser campeão da Libertadores com vitória por 2 a 0. Contra o Grêmio eu apostei 3 a 0, mas foi 5 a 0.

O time de 87 tinha como principais jogadores o Zico, Bebeto e Renato Gaúcho. Era bom também, mas é difícil comparar. A impressão que tenho é que esse time atual é excepcional. Em 87, me lembraram recentemente que a torcida foi a clube protestar porque não estava produzindo, essas coisas que os torcedores fazem. Mas eu avisei que o time era bom… não deu outra. Acabou campeão. Nosso técnico era o Carlinhos, procurei alguém que resgatasse a raiz do clube.

GALVÃO BUENO
Narrador do Grupo Globo

O Flamengo teve alguns bons times nesses últimos 38 anos. Mas, para mim, sem dúvida, esse é o melhor deles. Agora precisa conquistar os títulos. Grandes times ficam marcados por grandes conquistas. Levo muita fé nesse título da Libertadores.

DUDU NOBRE
Músico e torcedor

– São duas épocas distintas, até pela questão física. Mas o atual e o de 81 são grandes times. Nesse agora, tem muitos jogadores vencedores na Europa, com grande experiência. A grande diferença é que o antigo tinha muitos jogadores formados em casa, apesar de esse agora os atletas que chegaram tiveram bastante identificação. Acho que tem boas chance de ser campeão da Libertadores. Mundial é mais complicado, apesar de os europeus não priorizarem. Em 81, nem conheciam o time do Flamengo direito. No Brasileiro, o título seria questão de merecimento.

Com certeza o Zico é um diferencial para 81. O atual, quando o Gabigol não está bem, tem o Bruno Henrique. Quando o Everton não está bem, tem o Arrascaeta. Gerson e Arão estão muito bem. A defesa é bem postada. Os laterais são fantásticos. O Diego Alves é um grande goleiro. É um time que, posição por posição, pode enfrentar de igual para igual a seleção brasileira.

O time de 87 eu lembro bem, ia para o Maracanã acompanhar. Tinha muitos craques. Era um time que se aproxima com o atual, mas com o Zico. Já em fim de carreira, mas era o Zico.

LÉDIO CARMONA
Comentarista do Grupo Globo

Tem tudo para ser (o melhor Flamengo depois da geração de 81), desde que continue nesse ritmo. Mas ainda não dá para bancar isso antes da final da Libertadores. Tudo leva a crer que esse time conseguirá o título brasileiro e a Libertadores. Aí ele vai se candidatar a ser o segundo melhor time da história do Flamengo depois da equipe de 1981.

Enquanto isso, acho que é desvalorizar times que fizeram história, principalmente os times de 1987 e 1992. E geração de 1987 era um time espetacular. Era um timaço, todos jogavam bola, tinha Leandro, Edinho, Leonardo, Zinho, Bebeto, Zico… um time mostruoso. Vamos esperar. Mas acho que o time atual caminha para ganhar tudo e passar a equipe de 1987.

KLEBER LEITE
Radialista na década de 80 e presidente do Flamengo entre 1995 e 1998

– É inegável que, depois de 81, do goleiro ao ponta esquerda, esse é de longe o melhor time que o Flamengo já teve. Há um ponto de desequilíbrio, que é o Zico. Se colocasse o Zico, poderíamos até dizer que esse pode ser o melhor da história. Gênio, só ele, com todo respeito ao Leandro e Junior, que foram craques. Se pinçar o Zico e colocar nesse Flamengo atual, é o maior. Ficaria ruim para qualquer adversário.

A comparação que faço do time atual é com o de 81. Com o de 87, não. Com o de 81 é uma comparação mais próxima. Em 87 o Zico já não estava em sua plenitude.

SANDRO RILHO
Coordenador de eventos do Fla-Gávea

Acho que com o time de 80 é muito superior e não tem como comparar. O de 87 também acho melhor, é bem superior. Mesmo se esse time conquistar o Brasileiro e a Libertadores, a equipe de 87 é superior. Era um time muito mais técnico. A qualidade dos adversários também era muito superior. O futebol tecnicamente era superior ao de hoje. Isso entra como critério. Os adversários eram muito mais difíceis.

O time atual é um timaço, mas acho o de 87 melhor e de o 81 é incomparável. Jogador por jogador, basta olhar o que todos conquistaram na carreira . Esse de hoje, posso dizer, que acho melhor do que outros times que vieram depois de 1990.

GEORGE HELAL
Presidente do Flamengo entre 1984 e 1986

– Acho que comparar épocas é sempre uma coisa muito complicada. Vivi intensamente aquele time de 80, 81. O futebol vai mudando muito, até a forma de jogar. Aquele time ganhou tudo, e este tem a chance agora. Temos que ver depois o que vai acontecer. Acho que a grande diferença a favor do time de 81 é que tinha o Zico. Outra coisa interessante é que tinha muitos jogadores formados no clube, e este agora não tem nenhum titular feito em casa.

JUNIOR
Multicampeão pelo Flamengo, participou de títulos importantes nas décadas de 80 e 90. Comentarista do Grupo Globo

– Depois de 38 anos, temos uma possibilidade grande de conquistar essa Libertadores. Temos um grupo com o pessoal de 1981 e estamos sempre conversando sobre essa possibilidade. O time de hoje talvez seja o que mais se assemelha em termo de jogo e espírito daquela equipe.

– Se você pegar o Zico e colocar no time de hoje, o atual Flamengo ganharia do nosso. Foi o Zico que fez a diferença durante muito tempo. Todos os outros acho que podemos colocar no mesmo nível. A diferença entre os times é o Zico, que era a cabeça.

SANDRA DE SÁ
Cantora e rubro-negra

Não gosto de comparações. A Seleção de 70, por exemplo. É difícil ter um time como aquele porque os tempos são outros, as cabeças são outras. É outra parada. Mas é uma Seleção que guardamos para sempre, que a gente curte e lembra de coisas boas. É basicamente a mesma coisa com o Flamengo de 79, 80, 81… A era Zico era praticamente uma seleção, a gente guarda, é feliz e lembra sempre.

Mas esse time do Flamengo de agora faz a gente lembrar daquele time de uma outra forma. Até então, lembrava da era Zico e pensava: "Putz, grila! Nunca mais vou ver um time como aquele com Zico, Junior, Uri Gueller, Leandro, Adílio, Mozer…". Mas agora a gente vê que pode rolar e podemos ter um time fantástico. Não temos mais uma saudade triste. Estamos vivendo uma época como aquela. Isso é muito bom. Cada vez mais podemos afirmar, confirmar e reafirmar que isso aqui é Flamengo, por…"

MARCOS FILIPE
Torcedor responsável pelo “Fla História”, conta no Twitter que recorda a história rubro-negra

– Talvez o time de 2019 seja taticamente superior, mas o time de 1987 era tecnicamente melhor. Tinha Jorginho, Leandro, Andrade, Zico, Bebeto, Renato Gaúcho… tinha mais craques. O Aldair era reserva, por exemplo.

Não dá para comprar tecnicamente aquela equipe com a atual, mas talvez o time de 2019 lembre mais a equipe de 1981 e taticamente encante mais. Definitivamente o time atual lembra a equipe de 1981, em termos de movimentação. Tita, Adílio e Zico faziam isso, era um time imprevisível.

Mas ainda gosto mais do time de 1987 pelos jogadores que tinha. Do time atual, talvez só o Bruno Henrique no lugar no Zinho e o Gerson no lugar do Ailton teriam vaga em 1987. Talvez o Filipe Luís, pelo fato de o Leonardo ter 17 anos na época.

Fonte: https://globoesporte.globo.com/futebol/times/flamengo/noticia/esse-ja-e-o-melhor-flamengo-apos-a-geracao-de-81-comentaristas-dirigentes-e-torcedores-opinam.ghtml

Share this content: