Estudiantes e Flamengo: analise do desempenho do time rubro-negro após a vitória em casa na ida da Libertadores

O triunfo no primeiro jogo em casa é um indicativo de classificação para o Flamengo na Libertadores? Na maioria das ocasiões, a resposta é positiva. Nas oito oportunidades em que o Mengão saiu em vantagem em edições passadas, em seis delas conseguiu avançar. O Rubro-Negro busca a sétima classificação nesta quinta-feira (25), enfrentando o Estudiantes (ARG).

CLASSIFICAÇÕES
Libertadores 1993 – Oitavas de final
Flamengo 8×2 Minerven (VEN)
Minerven 0x1 Flamengo

Libertadores 2010 – Oitavas de final
Flamengo 1×0 Corinthians
Corinthians 2×1 Flamengo (Flamengo classificado pelo gol fora)

Entre os jogos em que o Flamengo venceu na partida de ida, um deles ocorreu em um ano de conquista. Em 2019, o Mengão triunfou na partida de ida das quartas de final contra o Internacional. No jogo de volta, no Beira-Rio, o Mais Querido garantiu um empate e avançou para as semifinais.

O próprio Internacional foi responsável pela mais recente classificação do Flamengo, após vencer no Maracanã. Nas oitavas da Libertadores de 2025, o Mengão derrotou o adversário por 1 a 0 no Rio de Janeiro. No entanto, ao contrário do time de Jorge Jesus, os jogadores sob o comando de Filipe Luís também conseguiram uma vitória em Porto Alegre, com um placar de 2 a 0.

De todas as vitórias do Flamengo na partida de ida no Maracanã, apenas uma teve o resultado de 2 a 1, assim como em 2025: nas quartas de final da Libertadores de 1991. Curiosamente, essa fase é a mesma dos confrontos com o Estudiantes. Naquela ocasião, outro argentino no caminho, o Boca Juniors (ARG).

Entretanto, o resultado final é uma lembrança que o torcedor do Flamengo prefere esquecer: vitória do Boca na Bombonera por 3 a 0 e eliminação do Mengão. Portanto, essa possibilidade não passa pela mente da Nação Rubro-Negra nesta quinta-feira (25), em La Plata.

Assim, a partida entre Estudiantes e Flamengo terá início às 21h30 (horário de Brasília), no Estádio Jorge Luis Hirschi, em La Plata. Assim sendo, com o resultado de 2 a 1 do Maracanã, o Mais Querido pode até empatar para enfrentar o Racing (ARG) nas semifinais da Copa Libertadores da América.

Publicado em colunadofla.com