Os clubes do Campeonato Brasileiro saíram valorizados após a disputa do Mundial de Clubes. De fato, Flamengo, Fluminense e Botafogo conseguiram vitórias sobre equipes europeias durante a competição realizada nos Estados Unidos. Para destacar o bom desempenho do Campeonato Brasileiro, o Twenty First Group conduziu uma pesquisa que posiciona o país como detentor da sexta melhor liga de futebol do mundo. Ademais, o Brasileirão foi classificado como o segundo mais equilibrado globalmente.
Premier League (Inglaterra), LaLiga (Espanha), Bundesliga (Alemanha), Série A (Itália), Ligue 1 (França), Brasileirão.
‘Atualmente, classificamos a Série A do Brasil como a sexta melhor liga do mundo, então esperávamos que os quatro times brasileiros fossem competitivos antes do torneio’, afirmou Aurel Nazmiu, Cientista de Dados Sênior do Twenty First Group, em entrevista ao The Athletic.
No que diz respeito ao equilíbrio, o Brasileirão só fica atrás da MLS, a liga de futebol dos Estados Unidos. Fundado em 1996, o campeonato norte-americano já contou com 15 campeões. Isso significa que, em média, a cada dois anos, surge um novo campeão no país que sedia o Mundial de Clubes.
O Twenty First Group utiliza um modelo que avalia a força de uma liga com base na classificação média de cada um dos clubes. Assim, é desenvolvido um algoritmo que classifica as equipes de futebol em nível mundial. Quanto ao equilíbrio, o estudo analisa os resultados das equipes que estão no topo da tabela em comparação com aquelas que ocupam as últimas posições. No Brasil, por exemplo, é frequente que um time rebaixado vença o líder.
Publicado em colunadofla.com