Ocimar Bolicenho, ex-diretor de futebol do Cruzeiro, informou à reportagem do Jornal O Dia, que o Flamengo ofereceu Lucas Silva ao clube Mineiro, mas o nome do atacante não foi aprovado pela cúpula de futebol da Raposa. O Mais Querido já tentou negociar o atacante em outras oportunidades, mas não obteve sucesso em nenhuma tratativa.
O Flamengo investiu muito em contratações para as temporadas de 2019 e 2020 e, na última janela de negociações, contratou três novos atacantes: Pedro Rocha, Michael e Pedro. Com a chegada dos reforços, Lucas Silva, que tinha poucas oportunidades, perdeu espaço no Rubro-Negro e não está sendo utilizado por Jorge Jesus.
Além do Cruzeiro, o Flamengo chegou a oferecer o atacante ao Fortaleza, e recebeu proposta do Gil Vicente, de Portugal. No entanto, Lucas Silva não aceitou nenhuma das ofertas e segue no quadro de jogadores do Rubro-Negro. Em 2020, o camisa 17 entrou em campo quatro vezes, todas pela Taça Guanabara, que estava sendo disputada pela equipe sub-20 e atletas com poucas oportunidades no profissional.
Lucas Silva foi criado nas categorias de base do Flamengo e tem contrato com o Mengão até dezembro. A partir do meio do ano, o atacante estará disponível para assinar pré-contrato com outra equipe. Caso isso ocorra, o Rubro-Negro não terá retorno financeiro com o atleta e, por este motivo, segue tentando negociar a transferência do camisa 17 para outro time.