O Flamengo de 2019 ainda é assunto no futebol brasileiro nos dias atuais. Isso porque, Michel, volante do Grêmio na época, comentou sobre a derrota da equipe gremista por 5 a 0 para o clube rubro-negro na semifinal da Copa Libertadores da América. Na ocasião, o meio campista relembrou a força dos comandados de Jorge Jesus.
— Não teve nada de mais. Começamos bem o jogo, tanto que o Maicon ficou cara a cara com o goleiro, o Cebolinha teve chance e perdeu. Depois, começamos a sofrer; os caras acharam o gol e tudo começou a desandar. Fomos para o vestiário, o Renato ainda tentou controlar os ânimos, mas já estava feio, estávamos irreconhecíveis, todos. Inclusive, uma das melhores duplas de zaga do Brasil, Kannemann e Geromel, estava estranha; não tinha nada fora do normal, mas deu tudo errado -, disse Michel, em entrevista ao ‘Charla Podcast’.
— Em 2019, o Grêmio já estava com queda de rendimento e o Flamengo estava em ascensão. Eram patamares diferentes. Tivemos várias peças que saíram, mas o elenco do Flamengo na época era sensacional -, completou o ex-volante.
O Flamengo empatou com o Grêmio por 1 a 1 no primeiro jogo da semifinal da Copa Libertadores da América de 2019. Em Porto Alegre, o clube rubro-negro desperdiçou oportunidades e saiu com o placar igual no Rio Grande do Sul.
Contudo, no jogo da volta disputado no Maracanã, o Flamengo não deu chances ao Grêmio. O clube rubro-negro comandado por Jorge Jesus abriu o placar no final do primeiro tempo com Bruno Henrique. Logo no início da etapa final, Gabigol fez o segundo gol. Aos 11′, o camisa 10 marcou o terceiro de pênalti. Pablo Marí e Rodrigo Caio completaram o placar com gols aos 22 e 26, respectivamente.
Após vencer o Grêmio na semifinal, o Flamengo enfrentou o River Plate (ARG) na decisão da Copa Libertadores da América. O clube rubro-negro estava perdendo o jogo até os 43 minutos do segundo tempo. Contudo, Gabigol empatou aos 44′ e virou aos 47, dando o título ao Mais Querido.