Fabricio Chicca: “Um ou dois volantes, eis a questão”

Antes da fúria dos leitores, por favor, vejam a interrogação, trata-se de uma pergunta. Não há certo nem errado, apenas opiniões, vou apresentar o meu argumento, antes da minha opinião, portanto, relaxe e discorde, ou confirme a sua dileta opinião.

Desde o começo ano estamos jogando com apenas um volante, e um revezamento de jogadores ajudando o Cuellar ou quem quer que o substitua. Frequentemente o Paquetá ajuda ao volante na distribuição, e na marcação o Flamengo se organiza em um 4-1-4-1.

Atualmente com o Vitinho sendo titular, ou mesmo com Marlos, o lado esquerdo nessa linha de 4 jogadores está prejudicada, razão pela quase todos os gols no pós copa aconteceram por aquele lado. Culpa distribuída entre todos os jogadores, o lateral não consegue se posicionar para compensar a falta de marcação dos meias.

Como a defesa menos sólida do que estava no período antes da copa, especialmente depois das derrotas para o cruzeiro e para os reservas do grêmio, uma avalanche de pedidos para a montagem do time com dois volantes apareceu quase do nada(a coluna foi escrita antes do jogo contra o grêmio, tenho certeza que, como ganhamos, os pedidos devem cair).

Na melhor fase do flamengo na temporada, ou seja, antes da parada da copa, o time vinha jogando com a pose de bola, partindo para cima do adversário. Mesmo depois de perder parte da performance, ainda assim aparece no topo das estatísticas do campeonato em diversos fatores: 2° em número de chutes a gol, 4° em assistência, 2° em finalizações, 3° em total de gols marcados. Olhando para os jogos do Brasileiro, quais seriam os jogos que ter dois volantes teriam ajudado? Nas mais recentes derrotas, Grêmio e São Paulo, a adição de um segundo volante poderia ajudar, em teoria, no gol contra o São Paulo. Já que o jogador ergue a bola para área totalmente sem marcação (tava tudo uma zona, o lateral esquerdo estava marcando o meia/ponta esquerda do time adversário…). Nos gols do Grêmio, no fatídico 2 x 0, o primeiro vai na conta do Renê e do Juan. O Renê porque deixou o jogador levantar a bola com muita liberdade e o Juan porque estava olhando para o ontem (põe ainda um pouco na conta do Thuler, mas bem menos). O segundo vai para conta do Juan e do Thuler, o Juan errou o tempo e o Thuler pulou 4cm… volante não teria ajudado em nada.

O flamengo tem, normalmente, a posse de bola, e quando não a tem sabe marcar bem e passar pouco sufoco (vide, River Plate, Palmeiras, Atlético Mineiro, Grêmio pela copa do Brasil etc)… contra o Cruzeiro, no primeiro gol falha a defesa toda, no segundo gol, possivelmente poderia haver uma melhor marcação sobre o Lucas Silva. Claro, seria uma grande ajuda para diminuir o esforço de São Judas Tadeu na próxima quarta-feira. Mas mesmo assim, não da para dizer que foi por canta disso que perdemos o jogo. O flamengo teve 66% de posse de bola, o que desmonta o discurso que: perdemos o meio campo.

A maior frustração quando o time tem a posse de bola e não faz o gol é o fato de ter muita dificuldade em vencer as linhas de marcação. Seja através de passes em profundidades, ou lançamentos, o famoso arame liso (Zé Ricardo ©). A inclusão de um volante não resolveria o problema da falta de criatividade, simplesmente aumentaria a posse de bola do time. Na maior parte dos casos, e nos jogos que o flamengo perdeu ou empatou o problema não foi a falta de posse de bola foi falta de criatividade. Um volante não vai resolver o problema do arame liso vai simplesmente aumentar a posse de bola, simples assim. Mas a questão é mais complicada, quem deve sair do time para jogarmos com dois volantes? Não vou analisar se tirarmos o Paquetá ou o Everton Ribeiro, nesse caso a coluna pensa muito diferente de você e a discussão seria em vão… Se tirarmos o Marlos Moreno ou o Vitinho, vamos precisar que o Renê aprenda a subir e se torne um ala, mas acho isso improvável. Outra hipótese seria, tirarmos o centro avante, e jogarmos sem atacante. Nesse caso o Vitinho seria deslocado para o meio, e ainda assim precisaríamos que o Renê se tornasse um apoiador, coisa que ele não sabe fazer.

É verdade que o time tem dado espaços em alguns jogos, mas lembrem-se esse é o ônus de jogarmos com 4 meias criativos. Eu prefiro o time jogando como está. Para melhorar a marcação temos que contar com uma aproximação dos zagueiros e da linha de 4 encurtando o espaço que o Cuellar tem que ocupar entre as linhas. Os laterais têm que cobrir o volante, cada um do seu lado. É preciso melhorar a cobertura dos meias que jogam pelo lado do campo, e o Vitinho (ou Marlos), precisam contribuir mais com a marcação. No frigir dos ovos, acredito que de para jogar com um volante só em todos os jogos que temos pela frente.

Fonte: http://colunadoflamengo.com/2018/08/fabricio-chicca-um-ou-dois-volantes-eis-a-questao/

Share this content: