Flamengo acertou a trave duas vezes e teve um jogador a mais
O Flamengo desperdiçou ótima chance de sair na frente na disputa das oitavas de final da Copa do Brasil, no Maracanã. Nesta terça-feira (16), o Rubro-Negro empatou em 0 a 0 com o Fluminense, pelo primeiro jogo entre as equipes no mata-mata. O Fla chegou a colocar a bola na trave duas vezes, não aproveitou grandes oportunidades e atuou praticamente a etapa final toda com um a mais, após expulsão de Felipe Melo. O rival se fechou, e o Mengo não conseguiu furar a retranca.
O duelo da volta acontece no dia 1º de junho. Para o confronto desta terça (16), Jorge Sampaoli optou por ‘preencher’ o meio campo, com Gerson, Everton Ribeiro e Arrascaeta, além dos volantes Erick Pulgar e Thiago Maia. Sem Pedro, lesionado, Gabigol ficou isolado na frente. O ‘Coringa’, inclusive, foi uma das surpresas do treinador, já que o atleta não entrava em campo há quase um mês. A tática deu certo, e o Rubro-Negro amassou o rival, mas não conseguiu balançar as redes.
MARCAÇÃO PRESSÃO E BOLAS NA TRAVE NO PRIMEIRO TEMPO
Com a torcida do Flamengo ‘insana’ nos primeiro instantes, o Rubro-Negro foi com tudo para o ataque. Logo com um minuto, Arrascaeta jogou na área e, em dividida de Wesley com Marcelo, quase o lateral rival marcou contra, obrigando Fábio a fazer grande defesa. Em jogada ensaiada, o jovem ala do Mengão apareceu cara a cara com o goleiro rival, mas pegou mal na bola na hora de finalizar, aos cinco.
O Flamengo seguia muito intenso, com muita raça e disposição. Aos dez minutos, Thiago Maia levantou o Maracanã ao conseguir um desarme de carrinho. Quando o relógio marcou 20′, o Rubro-Negro teve uma chance impressionante. Erick Pulgar deu lindo passe em profundidade para Gabigol. O camisa 10 ganhou de Felipe Melo na velocidade e encheu a bomba, mas a bola explodiu na trave. No rebote, Arrascaeta, de canhota, acertou o travessão, de raspão.
Aos 22′, quase um golaço do Flamengo. Gerson ganhou de Nino na raça, levantou a bola e tocou por cobertura. Com Fábio batido no lance, restou ao goleiro apenas torcer. A ‘pelota’ passou raspando a trave esquerda do rival. A primeira finalização do Fluminense aconteceu apenas aos 28′, com Marcelo. Mas Santos defendeu, com tranquilidade. Aos 39′, o adversário sofreu uma baixa importante: Marcelo sentiu dores e pediu para sair, dando lugar a Guga, improvisado no lado esquerdo.
O Fluminense voltou a assustar aos 43 minutos, mas Santos abafou bem o chute de Jhon Arias. A última finalização do primeiro tempo foi de Erick Pulgar. Em uma bola rebatida pelo Tricolor para o meio da área, o chileno tentou pegar de ‘sem pulo’, mas foi para fora. A atuação do Rubro-Negro teve reconhecimento da Nação, que aplaudiu o time na saída de campo na etapa inicial.
FLAMENGO NÃO APROVEITA EXPULSÃO DE FELIPE MELO NO SEGUNDO TEMPO
A primeira chance do segundo tempo foi do Fluminense. Após cobrança de escanteio, Felipe Melo cabeceou, assustando Santos, aos dois minutos. Na sequência, em contra-ataque rápido do Flamengo, o zagueiro/volante cometeu uma entrada fortíssima em Gabigol, sendo o último homem. De cara, Anderson Daronco deu amarelo. Porém, após chamado do VAR, o árbitro aplicou o vermelho.
O Flamengo quase abriu o placar aos nove. Gabigol lançou na área, Léo Pereira escorou de cabeça e achou Arrascaeta sozinho. Porém, o uruguaio desperdiçou excelente chance de balançar as redes, arrancando o grito de ‘uuuuhhhh’ do Maracanã. Aos 15′, o camisa 10 tentou de fora da área, mas Fábio pegou.
Novamente Gabigol, aos 21 minutos, finalizou de longe. Desta vez a bola foi para fora. Com um a mais, o Flamengo ‘alugou’ o campo do Fluminense, que não conseguia passar do meio campo. Em uma rara escapada, Cano apareceu na área rubro-negra, aos 23′, mas teve chute bloqueado pela zaga do Mengão. Aos 26′, Ayrton Lucas obrigou Fábio a fazer grande defesa, após cabeceio do lateral.
Em busca do gol, o Flamengo seguia tentando de longe. Gerson e Everton Cebolinha arriscaram de fora da área, para defesas de Fábio. O rival colocou praticamente os dez jogadores dentro da área, para se defender. Aos 30 minutos, Sampaoli tirou Arrascaeta e mandou a campo Matheus França. Antes, o argentino já havia colocado Everton Cebolinha na vaga de Thiago Maia. Matheus França até finalizou com perigo aos 51′, porém, o Fla não conseguiu furar a marcação, e o adversário abusou da cera para segurar o placar.
PRÓXIMOS COMPROMISSOS
A partida de volta das oitavas de final da Copa do Brasil, diante do Fluminense, acontece no dia 1o de junho, também no Maracanã. A bola rola às 20h (horário de Brasília). No entanto, o Flamengo retorna aos gramados no próximo domingo (21), também no Templo Sagrado, contra o Corinthians, pela sétima rodada do Campeonato Brasileiro. O confronto será às 16h (de Brasília).
FICHA TÉCNICA
FLUMINENSE 0X0 FLAMENGO
Competição: Copa do Brasil – oitavas de final – ida
Local: Maracanã, Rio de Janeiro
Data: 16 de maio de 2023 (terça)
Gol: –
ESCALAÇÕES:
Fluminense: Fábio, Samuel Xavier, Nino, Felipe Melo, Marcelo, André, Lima, Ganso, Gabriel Pirani; Arias e Cano.
Flamengo: Santos; Wesley, Fabrício Bruno, Léo Pereira e Ayrton Lucas; Erick Pulgar, Thiago Maia e Gerson; Everton Ribeiro, Arrascaeta e Gabigol.