‘Fantástico’ divulga novas imagens de invasão ao Maracanã e Flamengo cancela plano de organizadas

A invasão de torcedores do Flamengo ao Maracanã e os episódios de violência contra argentinos serão avaliados essa semana pelo Ministério Público e pela Polícia Civil, que solicitaram imagens das câmeras de segurança do estádio para identificar arruaceiros e agressores antes e depois da final da Copa Sul-Americana, na quarta-feira. Neste domingo, o “Fantástico”, da TV Globo, divulgou novas imagens do circuito interno.

Luiz Antonio Ayres, do Grupo de Defesa do Torcedor do Ministério Público do Rio de Janeiro, disse que o órgão tentará enquadrar os autores no âmbito criminal também.

“Nós esperamos identificar por imagens, isso no âmbito criminal, as pessoas que participaram desses eventos, dessas cenas de selvageria extrema que colocaram em risco de milhares de outras pessoas que foram com suas famílias ao estádio pra assistir ao jogo. Vamos procurar identificá-las pra puni-las também na forma da lei criminal. Vamos mandar posteriormente pra Conmebol também, narrando os fatos, demonstrando que nós estamos atuando no sentido de reprimir, punir esse tipo de atitude, seja de qual torcida for”, disse Ayres.

Para atenuar a responsabilidade do clube, a diretoria do Flamengo confirma nesta segunda-feira, em reunião do Conselho Diretor, com a presença dos vice-presidentes, o fim do plano de sócio-torcedor corporativo para torcidas organizadas. A decisão foi divulgada neste domingo, em nota. A informação foi publicada pelo Panorama Esportivo, do GLOBO, na última sexta-feira.

“Muito embora parte dos transtornos tenha sido causada por torcedores sem ingressos, o Clube optou por encerrar o plano de sócio-torcedor corporativo, por entender que as organizações filiadas infringiram o Termo de Ajustamento de Conduta do Ministério Público e os Termos de Serviço do contrato com o Clube”, diz a nota do Flamengo.

As facções tinham cota de 5% e prioridade na compra de ingressos para os jogos, e membros foram flagrados avisando da invasão em rede social. O “Fantástico” mostrou ainda áudios combinando a invasão de forma simultânea ao soar do primeiro tiro de morteiro, 21h.

“O Flamengo passa informação, os órgãos de segurança têm os meios de inteligência deles, na reunião de organização do jogo o Flamengo fez um ofício alertando pra esses sinais que vinham das redes sociais, colocando a importância de se reforçar. Agora, em português claro: não foi suficiente. O ponto é: o que que nós vamos fazer? E até mesmo nós, olhando como nação rubro negra temos que resolver isso!”, disse o diretor-geral do clube, Fred Luz. Ele admitiu que o Flamengo pode mandar jogos em outros estádios e cidades do Brasil.

“Se o Flamengo não se sentir em condições para que esses jogos sejam realizados aqui, a gente vai ter que humildemente admitir a incapacidade nossa, do estado, do município, de não conseguir fazer o evento aqui. E pedir pra transferir para algum outro lugar”.

Confira a nota do Flamengo

O Clube de Regatas do Flamengo, mais uma vez, após os incidentes da última quarta-feira (13.12), vem a público prestar esclarecimentos e comunicar ao seu torcedor que: – Se viu consternado com todas as ocorrências e lamenta profundamente o constrangimento e os atos de violência que todos os torcedores e profissionais presentes no Maracanã possam ter sofrido;- O Flamengo, como clube mais popular do Brasil, segue trabalhando para que esses incidentes não se repitam. Muito embora parte dos transtornos tenha sido causada por torcedores sem ingressos, o Clube optou por encerrar o plano de sócio-torcedor corporativo, por entender que as organizações filiadas infringiram o Termo de Ajustamento de Conduta do Ministério Público e os Termos de Serviço do contrato com o Clube. Vale ressaltar que os ingressos referentes ao plano jamais foram doados e sempre foram vendidos com os preços divulgados em nossos canais oficiais. Em relação às supostas atividades criminosas de algumas dessas organizações, o Flamengo está à inteira disposição do poder público para auxiliar no esclarecimento das mesmas;- Por fim, o Flamengo reconhece que desde o recrudescimento da violência nos estádios, as autoridade policiais do Estado do Rio de Janeiro têm atuado da melhor maneira possível, apesar de terem que conviver com situações adversas. O Flamengo, como sempre, está à disposição para trabalhar junto com as autoridades de segurança estaduais em busca de uma forma de melhor lidar com essa situação.

Clube de Regatas do Flamengo

Investigação

O Ministério Público já havia encaminhado ofícios para diversas instituições, pedindo a apuração de responsabilidade pelos atos violentos. O Grupo de Atuação Especializada do Desporto e Defesa do Torcedor (GAEDEST) do MPRJ quer informações ainda sobre os tumultos ocorridos no entorno do Hotel Hilton, na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio, onde o time argentino estava concentrado. O órgão encaminhou DVDs com imagens que classifica de criminosas.

As gravações das imagens de dentro e de fora do estádio foram encaminhadas à Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Defesa do Consumidor e Contribuinte, do MPRJ, à 18ª Delegacia de Polícia do bairro do Maracanã, à Confederação Brasileira de Futebol (CBF), ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) e à Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol). Já as gravações referentes ao Hotel Hilton foram para a 16ª DP, da Barra da Tijuca.

Nos documentos em que pede a instauração de inquéritos policiais, o MPRJ indica que “é necessária uma investigação profunda acerca dos fatos ocorridos para identificar e a punição dos criminosos que se travestem de torcedores para espalhar o caos, o medo e a desordem no seio social, de modo a restabelecer a paz pela qual nossa sociedade tanto anseia”.

O Grupo de Atuação Especializada do Desporto e Defesa do Torcedor do MPRJ pede à CBF, ao STJD e à Conmebol, a adoção de providências enérgicas e efetivas para identificar os responsáveis.

Fonte: https://extra.globo.com/esporte/flamengo/fantastico-divulga-novas-imagens-de-invasao-ao-maracana-flamengo-cancela-plano-de-organizadas-22204258.html

Share this content: