FERJ cria lista de regras para retorno do futebol Carioca; confira

A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro vem mantendo contato frequente com os clubes para discutir o retorno do futebol. Uma série de reuniões entre membros da entidade, médicos e representantes de cada clube, avaliam possibilidades para que os treinos voltem a acontecer gradativamente e, consequentemente, as partidas do Campeonato Carioca. Nesta sexta-feira (17), a Fox Sports divulgou uma lista de regras criadas pela federação para autorizar o retorno das atividades; confira:

Principais recomendações

– Itens de higiene pessoal, como álcool em gel abundante nos clubes
– Aquisição de testes rápidos, aplicados antes do início dos treinos e competições
– Planejamento dos treinos isolando ao máximo os envolvidos
– Jogadores chegam aos treinos sozinhos e em seus carros particulares
– Uso dos vestiários será inicialmente evitado e/ou controlado
– Jogadores chegam aos treinos já vestidos para o treino e com seus itens pessoais
– Profissionais de fisioterapia, sempre com luvas e máscaras, vão priorizar atletas lesionados e devem evitar ao máximo o contato manual com os atletas
– Exercícios fitness serão evitados na academia fechada e transferidos ao ambiente externo
– Atletas e comissão técnica farão suas refeições apenas em casa, orientados por nutricionista
– Comissão e staff usarão luvas e máscaras nos treinamentos no CT. Reuniões apenas por videoconferência
– A roupa de treino e toalhas deverão ser levadas por casa atleta para lavar em casa
– Proibidos apertos de mão e abraços

Nesta semana, a FERJ e os clubes se reuniram para elaborar um documento chamado de “Jogo Seguro”, feito em conjunto com médicos de Flamengo, Fluminense, Botafogo e Vasco (inclusive o presidente Alexandre Campello, que também é médico). O protocolo segue as recomendações de diversas autoridades de saúde, principalmente da OMS e Ministério. O protocolo teve a redação aprovada na última quarta-feria (15), e contém orientações para o reinício progressivo das atividades.

Veja a nota oficial da federação:

“O protocolo Jogo Seguro, produzido em conjunto pela Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro e os médicos dos clubes que disputam a Série A do Campeonato Carioca – inclusive o presidente do Vasco, também médico, Alexandre Campello -, teve a sua redação final aprovada nesta quarta-feira (dia 15/04).

O documento, com 12 páginas, fundamentado em conceitos da Organização Mundial de Saúde, Ministério da Saúde, Conselho Federal de Medicina, Associação Médica Brasileira e Sociedades Médicas Especializadas será entregue aos órgãos governamentais, em momento oportuno, para apreciação e possíveis recomendações e servirá como “guidelines” para todos os clubes quando do reinício progressivo das atividades de treinamento.

Objetivos, aspectos técnicos sobre o Coronavirus e a Covid-19, pré-requisitos para retorno às atividades de treinamento, testes diagnósticos, transporte, vestiários, fisioterapia, departamento médico, nutrição, academia, rouparia/lavanderia e rotina de treinos foram itens detalhados no documento intitulado RECOMENDAÇÕES MÉDICAS PARA RETORNO AO FUTEBOL.

Cabe ressaltar que alterações, ajustes, aperfeiçoamentos e adequações poderão ser feitos a qualquer tempo.

Agência FERJ”

Fonte: https://colunadofla.com/2020/04/ferj-cria-lista-de-regras-para-retorno-do-futebol-carioca-confira/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=ferj-cria-lista-de-regras-para-retorno-do-futebol-carioca-confira