O Flamengo inicia sua preparação para a partida de domingo (27), contra o Corinthians, com um treino realizado nesta quinta-feira (24), no Ninho do Urubu. Entretanto, para o clássico interestadual, o treinador Filipe Luís já tem a confirmação de dois reforços para o elenco rubro-negro.
Isso se deve ao fato de que, De La Cruz e Allan estão novamente disponíveis para o confronto contra o Corinthians. É importante ressaltar que o Departamento Médico do Flamengo havia impedido a participação dos dois atletas na viagem para jogar na altitude de quase 2.900 metros acima do nível do mar em Quito, no Equador.
Em suma, quanto mais elevado o nível do mar, mais prejudicial pode ser para a saúde dos jogadores. Isso ocorre devido ao ar cada vez mais rarefeito à medida que ascendemos (com menor concentração de oxigênio), o que impacta a respiração, o coração e os músculos.
Por fim, o ser humano pode perceber essa diferença a partir dos 1.500 metros. No entanto, o mais comum é que os sintomas comecem a se manifestar a partir dos 2.000 metros de altitude. Nessa altura, é frequente que os atletas sintam dores de cabeça, náuseas, tonturas, desconforto gástrico, vômitos, sensação de falta de ar, fadiga e letargia.
Diante do histórico recente de problemas físicos de Allan e De La Cruz, o Departamento Médico do Flamengo decidiu resguardar os dois jogadores de possíveis complicações. Isso se justifica pelo fato de que atuar em altitude demanda um esforço muito maior por parte dos atletas. Inclusive, muitos deles se sentem mal sem ter jogado.
Atualmente, o Flamengo ocupa a segunda posição na tabela de classificação do Campeonato Brasileiro, somando 11 pontos, ou seja, dois a menos que o líder Palmeiras, que conta com 13. Na rodada anterior, o Mais Querido empatou em 0 a 0 com o Vasco, enquanto o rival alviverde saiu vitorioso ao derrotar o Fortaleza por 2 a 1.
Publicado em colunadofla.com