Na última terça-feira (22), o Flamengo enfrentou a elevada altitude de quase três mil metros de Quito durante o empate sem gols contra a LDU (EQU), em partida válida pela Copa Libertadores. Após o jogo, o treinador Filipe Luís informou que Bruno Henrique necessitou de oxigênio devido às adversas condições. Além disso, o técnico elogiou a atitude dos jogadores durante a partida.
— Somente Bruno Henrique requisitou assistência de oxigênio, mas todos sentiram o efeito. Analisei os dados do ano anterior e identifiquei quem apresenta menor sofrimento. A função defensiva mais crucial era desempenhada por Gerson, encarregado de pressionar e auxiliar Wesley. Ele (Gerson) executou essa tarefa de maneira excepcional. Posteriormente, com a bola nos pés, ele não a perdeu — afirmou Filipe Luís em coletiva de imprensa logo após a partida.
— Ele (Gerson) foi o sacrificado em termos de condicionamento físico. Evertton (Araújo) e Erick (Pulgar) apresentaram desempenhos impressionantes. (Pulgar) Praticamente não cometeu erros, cobriu o campo e interceptou várias bolas perigosas. Ninguém ocupa a posição de titular por acaso. Fiquei extremamente satisfeito com o desempenho dele e de Ayrton (Lucas). São atletas que precisam se sentir à vontade em campo — finalizou o treinador do Flamengo.
Bruno Henrique foi escalado como titular na partida contra a LDU em Quito. Entretanto, o atacante rubro-negro foi substituído aos 22 minutos do segundo tempo, dando lugar a Luiz Araújo. Dessa forma, o camisa 27 foi relevante durante o jogo, criando duas oportunidades, realizando duas finalizações e efetivando quatro ações defensivas.
O Flamengo teve um desempenho superior ao da LDU durante quase todo o tempo regulamentar. Em Quito, a equipe rubro-negra finalizou em dez ocasiões e dominou a posse de bola, mas não conseguiu superar a defesa da equipe equatoriana. Consequentemente, o confronto terminou em um empate sem gols, complicando a situação no Grupo C do torneio.
Dessa maneira, o Flamengo alcançou a marca de quatro pontos no Grupo C da Copa Libertadores. No entanto, o Mais Querido permanece na terceira posição, atrás da própria LDU, que agora lidera, e do Central Córdoba (ARG), que entrará em campo nesta quinta-feira (24) contra o Deportivo Táchira (VEN), lanterna da chave e que ainda não conquistou pontos.
Publicado em colunadofla.com