Por: Guilherme Calvano
Mais vivo do que nunca na briga pelo tricampeonato da Copa Libertadores, o Flamengo segue alcançando números impressionantes na competição. Na última quarta-feira (22), o Rubro-Negro venceu o Barcelona de Guayaquil por 2 a 0, no Maracanã, e abriu vantagem importante no jogo de ida das semifinais. Esta foi a 80ª vitória do Mais Querido na história do torneio continental.
Desde que debutou na Libertadores, em 1981, ano da sua primeira conquista, o Flamengo já disputou 147 jogos na competição. Ao todo, como citado, são 80 triunfos, 32 empates e 35 vitórias. Além disso, os dois gols de Bruno Henrique diante dos equatorianos fizeram com que o Clube da Gávea atingisse à marca de 280 bolas na rede.
Apesar dos bons números gerais no torneio , o que mais impressiona são as estatísticas recentes. Com a vitória sobre o Barcelona, o Flamengo igualou o Corinthians e alcançou a segunda maior invencibilidade da história da Libertadores. São 16 partidas sem perder, com 11 triunfos e cinco empates. O último revés ocorreu em 2020, ainda com o espanhol Dòmenec Torrent no comando do time: 5 a 0 para o Independiente del Valle, do Equador.
Em virtude das eliminações traumáticas, o Flamengo era tido por muitos como o ‘patinho feio’ do continente sul-americano. No entanto, está história começou a mudar com a chegada de Jorge Jesus ao clube, em 2019. De lá para cá, o Rubro-Negro disputou 25 jogos de Libertadores. Neste ínterim, foram 17 vitórias, sete empates e apenas o revés para o Independiente del Valle, com Doménec.
NÚMEROS DO FLAMENGO NA HISTÓRIA DA LIBERTADORES
147 jogos
80 vitórias
34 empates
35 derrotas
280 gols marcados
169 gols sofridos