No fim do mês de março, após ser eliminado pelo Botafogo na semifinal do Campeonato Carioca, o Flamengo demitiu o técnico Paulo César Carpegiani e, desde então, quem assumiu o comando da equipe foi o auxiliar Mauricio Barbieri, que passou a ser técnico interino.
A ideia era trazer um profissional mais experiente para o cargo. Porém, após receber negativas de treinadores como Renato Gaúcho e Abel Braga, o Fla decidiu dar sequência para Barbieri e pensar na continuidade do ex-auxiliar à frente do time. Pouco mais de dois meses depois, o clube parece convicto de que Mauricio é a escolha certa e deve, de fato, efetivá-lo como treinador.
De acordo com informação do Globo Esporte, o clube da Gávea se prepara para efetivar Barbieri como treinador ainda antes da Copa do Mundo, que terá início no dia 14 de julho. O objetivo de tal atitude seria dar segurança e respaldo para que o trabalho siga fluindo da forma que tem sido atualmente. Com isso, é provável que haja aumento salarial para o comandante.
À frente do plantel rubro-negro há 15 partidas oficiais, Barbieri acumula nove vitórias, uma derrota e cinco empates, números que representam a liderança isolada do Brasileirão – com cinco pontos à frente do segundo colocado -, classificação para as oitavas de finais da Libertadores e para as quartas da Copa do Brasil.