Fla lota Maraca com sócios em final, mas só premia organizadas por fidelidade

Fla lota Maraca com sócios em final, mas só premia organizadas por fidelidade

Do total de 49.090 torcedores do Flamengo que compraram ingresso e estarão presentes no Maracanã na primeira partida da final da Copa do Brasil, quinta-feira, contra o Cruzeiro, apenas 800 membros de organizadas tiveram lote separado para acompanhar o jogo decisivo. O mesmo vai valer para a finalíssima do dia 27 de setembro, em Minas Gerais. É a primeira vez que o clube lota o estádio apenas com sócios, mas a disputa por ingressos gerou algumas reclamações.

O plano de sócio-torcedor corporativo que beneficia as organizadas garante a presença delas em todas as apresentações da equipe. Todos os planos são divididos por prioridade de compra de acordo com o valor pago, e enfrentam fila virtual para ter a entrada. O plano corporativo entra em lote separado do plano Raça, mas por questões matemáticas os bilhetes nunca se esgotam antes. Não é o caso do plano Tradição, que vem na sequência, e sequer teve chance de compra para a final. Os torcedores comuns, nem se fala.

No momento, apenas as organizadas tem uma cota certa comprada por partida. O objetivo do clube era disciplinar a relação com as torcidas, que no passado recente já receberam ingressos como cortesia e eram usadas politicamente. Hoje, para se manter no plano corporativo, 800 membros precisam estar em todos os jogos.

Clube estuda melhorias

O Flamengo estuda melhorias para contornar outra queixa da torcida. De que novos sócios furam a fila com planos mais caros e deixam de fora torcedores fiéis e antigos de planos mais em conta. Com mais de 110 mil sócios no Nação Rubro-Negra, o pretende valorizar os sócios mas não quer que isso impeça a entrada de novos membros. Palmeiras, Corinthians e São Paulo já dão prioridade aos mais fiéis e obtiveram crescimento.

No Flamengo, o plano Tradição foi pensado para ser um programa para quem não usa prioridade de ingresso e mora, preferencialmente, fora do Rio. Se houver a demanda de um ingresso por mês, é mais vantagem ser do plano Raça, pela diferença de valor.

Peixe Urbano mais barato

A vantagem foi maior para quem adquiriu ingresso pelo site de compra coletiva Peixe Urbano. O site possui uma parceria comercial com Flamengo e tem direito a uma cota de ingressos para comercializar. segundo o Flamengo, em um universo de 50 mil ingressos à venda, o Peixe Urbano trabalhou com 200 ingressos.

O clube ainda sofre sem um estádio próprio para democratizar ainda mais o acesso. A ideia é dar prioridade para quem é mais antigo, mais assíduo, mas também atrair novos membros sem congelar o crescimento do programa. O foco é no Maracanã, mas alternativas para construção em outras áreas são estudadas. A Ilha do Urubu é paliativo e, nos jogos recentes, tem dado prejuízo mesmo com capacidade para 20 mil lugares.

O Flamengo afirmou que não pensa em rever a existência do plano Tradição. Segundo o clube, "em função da alta demanda, os ingressos para a final da Copa do Brasil esgotaram-se após a venda para o Plano Raça".

O clube não respondeu oficialmente sobre o motivo de apenas o plano das organizadas levar em conta a assiduidade para ir a jogos. Através da assessoria, a diretoria disse que "premiar a fidelidade e a assiduidade dos participantes de todos os planos do Nação Rubro-Negra é um objetivo do Flamengo".