Fla passa a jogar mais ofensivamente com Carpegiani e empolga não só a torcida, mas também o elenco

O Flamengo fez apenas sete jogos neste ano, mas já dá para sentir uma grande diferença no time de Paulo Cesar Carpegiani em relação à equipe comandada por Reinaldo Rueda em 2017 — especialmente no esquema tático. O Rubro-Negro de Carpegiani joga no 4-1-4-1, mais ofensivo que o escolhido pelo colombiano, que atuava com dois volantes fixos. E, até o momento, vai dando certo. O Flamengo conquistou a Taça Guanabara de forma invicta (seis vitórias e um empate) e empolgou até mesmo os jogadores.

— Paulo fez algumas mudanças: ele pede para nos movimentarmos bastante, independentemente da posição — contou ontem o meia Éverton Ribeiro, em uma live da FlaTV: — Ele gosta de um futebol bem jogado, posse de bola, quer que a gente imponha nosso ritmo. Acho que está dando certo. Temos só que melhorar alguns pontos. O esquema está quase pronto.

Os jovens têm papel importante nessa equação. Lucas Paquetá, por exemplo, é um dos símbolos do novo Flamengo. Tornou-se titular absoluto e forma a linha ofensiva de meio com Ribeiro, Diego e Everton.

— Os garotos já provaram que têm qualidade. Com personalidade e com o suporte dos mais velhos, conseguiram ganhar o espaço. Mostraram o repertório fazendo gols, lindas jogadas. Quem tem a ganhar é o Flamengo. Vão nos ajudar muito durante o ano — opinou Ribeiro.

A base do time titular deve ser mantida na estreia na Taça Rio, amanhã, às 19h30, contra o Madureira, de olho no entrosamento para a estreia na Libertadores, no dia 28.

Ederson volta a treinar com o grupo

O Flamengo pode ganhar um reforço de peso nas próximas semanas. O meia Ederson, que se curou de um câncer no testículo, voltou a treinar com o grupo ontem, no Ninho do Urubu. Ele já vinha trabalhando com bola, mas foi a primeira vez que foi incluído na atividade coletiva.

Ainda não há uma data estimada para sua volta aos jogos, mas o dia de ontem por si só já representa uma grande vitória. Ederson foi diagnosticado com a doença em julho do ano passado e precisou passar por 21 sessões de quimioterapia. Depois, foi submetido a uma cirurgia para a retirada da massa residual e teve alta em dezembro de 2017. De lá para cá, fez ainda fisioterapia respiratória, para amenizar os efeitos do tratamento. Aos 32 anos, foi considerado 100% recuperado do câncer no início deste mês.

O Flamengo ampliou o contrato de Ederson, que está no clube desde 2015, até o meio deste ano. Ele disputou até agora 39 jogos e marcou quatro gols.

Enquanto isso, o volante Willian Arão também avança no seu processo de recuperação, de uma lesão na panturrilha. O goleiro Diego Alves também está mais perto do retorno. Ele tem trabalhado normalmente e está sendo preparado para a estreia do Flamengo na Libertadores.

Fonte: https://extra.globo.com/esporte/flamengo/fla-passa-jogar-mais-ofensivamente-com-carpegiani-empolga-nao-so-torcida-mas-tambem-elenco-22412840.html

Share this content: