• BICAMPEÃO DA LIBERTADORES
  • HEPTACAMPEÃO BRASILEIRO

Fla precisa de apenas uma vitória para se classificar na Libertadores… mas não contra o Del Valle; entenda

O Flamengo venceu o Barcelona de Guayaquil por 2 a 1 nesta terça-feira (22), no Equador. Com o resultado, o Rubro-Negro igualou o número de pontos do Independiente Del Valle, ambos com nove. Isso porque, o Del Valle perdeu de 4 a 1 para o Junior Barranquilla, da Colômbia. O clube carioca precisa apenas de um triunfo para garantir a classificação para as oitavas de finais da Libertadores da América.

O Rubro-Negro, no entanto, não necessariamente precisa ganhar do Del Valle na próxima quarta-feira (30), no Maracanã, para garantir a classificação. Basta superar o Junior Barranquilla, no dia 21 de outubro, também no estádio Jornalista Mário Filho. O time colombiano está com seis pontos no grupo A, na terceira colocação, e enfrenta o Barcelona de Guayaquil, que perdeu todos os quatro jogos no qual disputou e está matematicamente eliminado do torneio.

Sendo assim, por mais que o Flamengo vença o Del Valle, o Rubro-Negro poderia ser eliminado em caso de derrota para o Junior Barranquilla. Bastaria o time colombiano vencer os dois últimos jogos – sendo um contra o Fla -, e o clube equatoriano superar o Barcelona de Guayaquil na última rodada. Com isso, a classificação para as oitavas ficaria à mercê do critério de desempate.

Sendo assim, o Independiente Del Valle é quem tem ampla vantagem, com saldo positivo de oito gols. Flamengo e Junior Barranquilla aparecem zerados no quesito. O segundo critério é o maior número de tentos marcados entre as equipes em questão. No primeiro duelo entre os brasileiros e colombianos, o Fla venceu por 2 a 1. Para não precisar se preocupar, mesmo em caso de derrota para o Del Valle, basta o Rubro-Negro superar o time de Barranquilla que garante a classificação.

Publicado em colunadofla.com.