Fla se despede da Ilha contra o Santos, mas ótimo aproveitamento em campo não basta para criar caldeirão; entenda razões

A Ilha do Urubu vai deixar saudade para o time do Fla, que se despede do estádio na temporada hoje, 19h, contra o Santos, apostando em manter o melhor retrospecto do estádio no Brasileiro para ir à Libertadores. O aproveitamento de 80% em 17 jogos, no entanto, não foi suficiente para promover o tão imaginado caldeirão.

A capacidade de 20 mil torcedores não se esgotou nenhuma vez. A média de público chegou a apenas 11 mil, com as últimas sete partidas com balanço financeiro negativo — foram oito no total.

A arrecadação é até positiva e fez o clube deixar de pagar uma fortuna no Maracanã, mas o modelo adotado, com prioridade para sócios, afastou o grande público.

Com a queda de produção recente e os preços altos, o Flamengo chega ao fim do ano com apenas a nona maior média de público, com 14.522 pagantes, levando em conta a Ilha e o Maracanã. Número menor até do que os rivais Vasco e Fluminense. Péssimo para o clube de maior torcida e que já teve a maior média de público do Brasileiro 12 vezes, a última 2009.

O preço dos ingressos não explica tudo, já que, no jogo entre Flamengo e Corinthians, não houve lotação mesmo com ingressos baratos.

A explicação é que o torcedor comum ficou de fora. Debruçando-se sobre os borderôs, nota-se que os sócios compraram sempre a grande maioria dos ingressos. O perfil de público, então, tornou-se suscetível ao rendimento da equipe na temporada.

Os “consumidores” rubro-negros não se viram mais atendidos, muitos cancelaram o programa de sócio, e a Ilha do Urubu ficou quase às moscas. Em jogos de maior apelo, quando o time estava bem, os preços altos não foram problema. Prova disso foram os duelos com bom público e saldo positivo contra Palmeiras e Grêmio quando o Flamengo ainda sonhava com o título brasileiro.

Rueda deve usar time misto

De olho no jogo de volta da semifinal da Copa Sul-Americana, o técnico Reinaldo Rueda deve mandar o Flamengo a campo hoje contra o Santos com algumas mudanças em relação ao time que venceu o Atletico Junior.

A tendência é que a dupla de zaga, formada por Juan e Réver, que vem de lesão, seja poupada, e Rhodolfo e Rafael Vaz assumam. O meia-atacante Everton Ribeiro também é um candidato a começar no banco. Ele andou se queixando de dores e pode ser substituído por Paquetá.

Mancuello, que correspondeu nos últimos jogos, deve ter sequência no time e ajudar Diego na criação. Vinicius Junior é alternativa para segundo tempo, a princípio.

No gol, Alex Roberto substituiu Diego Alves, lesionado.

Fonte: https://extra.globo.com/esporte/flamengo/fla-se-despede-da-ilha-contra-santos-mas-otimo-aproveitamento-em-campo-nao-basta-para-criar-caldeirao-entenda-razoes-22115034.html

Share this content: