Flamengo adota protocolo para concussão cerebral usado na NBA e na NFL

O Flamengo implementou nesta sexta-feira (17) um protocolo internacional para casos de concussão cerebral. O sistema já é usado nos Estados Unidos pela NBA e pela NFL e torna o Rubro-Negro o pioneiro no país na utilização do programa. A iniciativa da equipe carioca acontece após o caso de zagueiro Rodrigo Caio, que sofreu uma concussão cerebral ao se chocar com Dedé, do Cruzeiro, durante partida válida pela primeira rodada do Brasileirão.

O protocolo é responsável por monitorar o cérebro e formar um banco de dados dos jogadores rubro-negros. Os atletas de todos os esportes do clube, desde a base ao profissional, estarão incluídos no processo. O Fla já possuía uma metologia para “analisar” o coração do atletas e agora passará a “estudar” também o cérebro, observando dados arquivados e exames pós-trauma.

A ideia partiu através da parceria entre o CUIDAR (Centro Unificado de Identificação e Desenvolvimento de Atleta de Rendimento), e a Ubrain, que é focada na melhoria da performance cerebral. Nesta sexta, o clube realizou, na Gávea, diversas atividades com atletas de diferentes modalidades, como temas teóricos relacionados à concussão cerebral e treinamento para médicos e fisioterapeutas.

Fonte: https://colunadoflamengo.com/2019/05/flamengo-adota-protocolo-para-concussao-cerebral-usado-na-nba-e-na-nfl/

Share this content: