Flamengo anuncia nova estrutura da direção do Futebol de Base

Nesta quarta-feira (16), o Flamengo anunciou a nova estruturação do Futebol de Base, mais um passo no caminho da profissionalização do departamento, que tem como principal objetivo dar sequência ao trabalho idealizado e realizado por Carlos Noval. O processo teve início em abril, quando, após oito anos como diretor-executivo do Futebol de Base do Mais Querido, Noval assumiu o mesmo cargo no Futebol Profissional. À frente dos atletas mais jovens, o dirigente deixou um legado incontestável de 77 títulos, entre eles o tricampeonato da Copa São Paulo, além de ter sido um dos grandes responsáveis pelo processo de profissionalização das categorias de base rubro-negras e da formação de vários Garotos do Ninho, entre eles Vinícius Junior e Lucas Paquetá, hoje peças importantes no time principal.

Conheça melhor os profissionais que agora integram a nova estrutura:

Eduardo Freeland – Gerente Futebol de Base
Com currículo fortemente ligado à gestão do futebol de base, Freeland teve passagens, entre outros clubes, por Botafogo e Cruzeiro. Em ambos, sagrou-se campeão brasileiro Sub-20 e deixou o seu legado. Chega ao Flamengo para comandar o futebol de base do clube e dar sequência ao trabalho realizado por Carlos Noval ao longo dos últimos oito anos.
Kadu Borges – Coordenador Técnico Futebol de Base
Pós-Graduado em Marketing e Gestão Esportiva, teve sua primeira passagem pelo Flamengo ainda como estagiário do Departamento de Futsal e depois como observador em um projeto ligado a comunidades. Com passagens profissionais por Audax e Botafogo, retornou ao Rubro-Negro em 2013, a convite de Carlos Noval, já como Coordenador Técnico das categorias Sub-14 à Sub-17, assumindo também a coordenação do Sub-7 ao Sub-13 no ano seguinte. O principal objetivo era o desenvolvimento de um processo metodológico vertical no futebol de base do clube. De lá para cá foram dezenas de títulos, entre eles o bicampeonato da Copa Brasil e a Copa Nike (Sub-15), o bicampeonato Carioca e a Adidas Generation Cup (Sub-17) e o Torneio Internacional de Dubai (Sub-16), derrotando o Borussia Dortmund na semifinal e o Real Madrid na final. No processo, participou da formação de diversos atletas, entre eles Vinícius Junior.
Leo Inácio – Coordenador de Transição Base / Profissional
Formado nas categorias de base do Flamengo, realizou 105 partidas vestindo o Manto Sagrado como lateral-esquerdo e conquistou vários títulos, entre eles a Copa Mercosul de 1999 e o tricampeonato estadual em 1996, 1999 e 2000. Após encerrar a carreira como jogador profissional em 2012 no Audax, se preparou e desde 2014 é Coordenador Técnico da categoria Sub-20 do Flamengo. Campeão Estadual e Bicampeão da Copa São Paulo, assume agora um cargo novo e de fundamental importância na nova estrutura do futebol: a de Coordenador de Transição entre o Futebol de Base e o Futebol Profissional. Leo Inácio assumirá sua nova função a partir da próxima segunda-feira, logo após a final do Campeonato Estadual Sub-20.
Ludyo Santos – Coordenador Técnico Sub-20
Mineiro de Patos de Minas, iniciou sua carreira em 2008 como treinador das categorias de base do América Mineiro. Em 2013 foi treinador da categoria Sub-17 do Botafogo, sagrando-se campeão da Copa do Brasil. Na sequência, assumiu o comando da equipe profissional do Tupi, onde ficou até 2015 e se tornou Coordenador Técnico. Seu trabalho mais recente foi no Tupynambás (MG), clube pelo qual obteve três acessos em dois anos e que disputará a primeira divisão do Campeonato Mineiro em 2019. Ludyo chega ao Flamengo para ocupar o cargo de Coordenador Técnico da categoria Sub-20, que antes era ocupado por Leo Inácio.
Fabiano Médici – Coordenador Técnico Sub-14 ao Sub-17
Formado em Educação Física, iniciou sua carreira no Flamengo, em 1984, como estagiário das escolinhas de futebol de campo e de futsal. Com passagens, entre vários outros clubes, por Fluminense e Madureira, foi Consultor Técnico da Traffic entre 2010 e 2013 antes de finalmente retornar ao Mais Querido em 2016, como preparador físico do futsal e do futebol de campo do Sub-8 ao Sub-11, além de professor da Captação e da seleção de atletas para as categorias de base do clube no Ninho do Urubu e no CEFAN. Em 2017 e início de 2018 foi preparador físico do Sub-16 e Sub-17 e agora assume o cargo de Coordenador Técnico do Sub-14 ao Sub-17, que antes era ocupado por Kadu Borges.
Rodrigo Nunes – Coordenador Técnico Futsal ao Sub-13
Formado em Educação Física, iniciou a carreira em 2005 como preparador físico e treinador do Futsal da Casa de Espanha, onde ficou até 2010. Entre 2010 e 2015, foi Supervisor de Futsal do Botafogo, com passagens também pelo futebol de campo nesse período, mais especificamente nas categorias de baixo, até o Sub-14, com 20 títulos estaduais conquistados, em todas as categorias, além do tricampeonato da Taça Brasil pelo Sub-15, Sub-17 e Sub-20. Chegou ao Flamengo como Supervisor do Futsal em 2016 e se tornou Coordenador Técnico em 2017, cargo que manterá nessa nova estrutura.
Reprodução: Site do Flamengo

Fonte: http://colunadoflamengo.com/2018/05/flamengo-anuncia-nova-estrutura-da-direcao-do-futebol-de-base/

Share this content: