Houve a impressão de que era possível conquistar a vitória, mas o Flamengo conseguiu um empate sem gols contra a LDU (EQU), no Estádio Casa Blanca, situado a quase 2.900 metros de altitude em Quito. A partida apresentou poucas emoções, sendo que as melhores oportunidades foram do time Rubro-Negro, em confronto referente à terceira rodada do Grupo C da Libertadores.
Com esse resultado, o Flamengo alcançou quatro pontos, mas permanece na terceira posição, ou seja, fora da zona de classificação. O Central Córdoba (ARG) ocupa o segundo lugar, também com quatro pontos, porém, apresentando um saldo de gols superior. A LDU se mantém na liderança com cinco pontos, enquanto o Deportivo Táchira (VEN), que ainda não pontuou, está na lanterna. É relevante mencionar que os times argentinos e venezuelanos têm uma partida a menos e se enfrentarão na quinta-feira (24), em Santiago del Estero-ARG.
A partida começou de forma surpreendente, com o Flamengo dominando a posse de bola e a LDU se defendendo, buscando explorar os contra-ataques. A equipe da casa chegou a causar preocupação em duas ocasiões antes dos 15 minutos, mas ambos os lances foram anulados por impedimento. O Mengão, por sua vez, insistia nas jogadas pelo lado esquerdo, utilizando Bruno Henrique e Ayrton Lucas.
As trocas de passes na intermediária ofensiva do Flamengo apresentaram algum sucesso, mas o time tentava surpreender com finalizações de fora da área. Erick Pulgar e Arrascaeta tentaram, mas sem acertar o alvo defendido por Gonzalo Valle. Contudo, aos 36 minutos, surgiu a melhor oportunidade até aquele momento. Gerson fez um lançamento para Juninho, que deixou passar para o camisa 10. Dentro da área, o meia puxou para o lado esquerdo, mas a finalização saiu fraca, facilitando a defesa do goleiro.
Em suma, o Flamengo teve mais posse de bola no primeiro tempo (64%), enquanto a LDU finalizou mais vezes (6 a 5). No entanto, a única finalização realmente perigosa foi a de Arrascaeta aos 36 minutos. No restante do tempo, Agustín Rossi e Gonzalo Valle não foram exigidos a realizar defesas de grande impacto nos primeiros 45 minutos de jogo.
Apesar da altitude de quase 2.900 metros, o técnico Filipe Luís decidiu retornar com a mesma formação para o segundo tempo, mesmo após ter aquecido jogadores como Varela e Pedro no final da primeira etapa. O camisa 9 foi chamado a campo somente aos 13 minutos do segundo tempo, substituindo Juninho.
Todavia, a partida continuava morna. A primeira finalização do segundo tempo ocorreu aos 16 minutos, mas Bruno Henrique mandou a bola longe do gol. Aos 20 minutos, Filipe Luís promoveu mais mudanças, com as entradas de Everton Cebolinha e Luiz Araújo, que substituíram Arrascaeta e Bruno Henrique.
Na parte final do jogo, a LDU intensificou suas investidas, o que acabou gerando espaços para o Flamengo. Aos 31 minutos, o Rubro-Negro conseguiu um bom contra-ataque, mas Luiz Araújo perdeu uma grande oportunidade, ao chutar por cima. Do outro lado, os mandantes chegaram a marcar um gol, mas o lance foi invalidado por impedimento. Os equatorianos ainda tentaram pressionar no final, mas o Flamengo conseguiu se segurar.
LDU: Gonzalo Valle; Daniel de la Cruz, Ricardo Adé, Gian Franco Allala e Leonel Quiñónez; Carlos Gruezo, Fernando Nicolás, Kevin Andrés e Bryan Ramírez; Lisandro Alzugaray e Álex Arce. Técnico: Pablo ‘Vitamina’ Sánchez.
Flamengo: Rossi; Wesley, Léo Ortiz, Danilo e Ayrton Lucas; Pulgar, Everton Araújo, Gerson e Arrascaeta; Juninho e Bruno Henrique. Técnico: Filipe Luís.
Publicado em colunadofla.com