Por: Pedro Paulo Catonho
O Flamengo entra em campo em instantes, contra o Olimpia (PAR), pela volta das oitavas de final da Copa Libertadores da América. A bola rola às 21h (horário de Brasília) desta quinta-feira (10), no Estádio Defensores del Chaco, no Paraguai. Caso consiga a classificação, o Mengo jogará pela sétima vez as quartas. O adversário, inclusive, já é conhecido: o Fluminense. Veja os anos em que o Fla chegou ao estágio dos ‘oito melhores’.
O Coluna do Fla é o representante do Fla na final do iBest! Vote e nos ajude a conquistar mais esse título
ANOS EM QUE O FLAMENGO JOGOU AS QUARTAS DE FINAL:
1991 – contra o Boca Juniors (ARG)
1993 – contra o São Paulo
2010 – contra a Universidad de Chile
2019 – contra o Internacional
2021 – contra o Olimpia (PAR)
2022 – contra o Corinthians
Importante destacar que em 1981, ano do primeiro título do Flamengo, não existiam as quartas de final da Copa Libertadores da América. O time de Zico, Junior, Leandro e companhia passou pela primeira fase e avançou para um triangular semifinal. Nele, seguiu para a decisão contra o Cobreloa (CHI).
Nas últimas quatro Libertadores, o Flamengo só não foi para as quartas em uma ocasião, em 2020, quando caiu nas oitavas para o Racing (ARG). Em 2019, o Fla tirou o Emelec (EQU) nas oitavas, em 2021 superou o Defensa y Justicia (ARG) no mesmo estágio. Já no ano passado, o derrotado no primeiro mata-mata foi o Deportes Tolima (COL).
Caso o Flamengo alcance a sétima disputa de quartas de final, o adversário será o Fluminense. As partidas serão marcadas nas duas últimas semanas de agosto, com ida entre os dias 22 e 24, e volta em 29 a 31. A Conmebol definirá as datas assim que os duelos forem definidos.
Para pensar no rival carioca, o Flamengo tem de passar pelo Olimpia. Um empate basta para o Rubro-Negro seguir no torneio, já que na ida, no Maracanã, Bruno Henrique deixou o Fla em vantagem, por 1 a 0. O Coluna do Fla transmite o duelo desta quinta (10), no YouTube, com narração de Rafa Penido.
Fonte: https://colunadofla.com/2023/08/flamengo-busca-7a-disputa-de-quartas-de-final-da-libertadores/