Flamengo comete falha, mas consegue empate com o Ceará e continua na liderança do Brasileirão

Neste domingo (03), apesar de atuar fora de casa, o Flamengo não conseguiu atender às expectativas de sua torcida. Com uma performance pouco inspiradora, a equipe treinada por Filipe Luís ficou apenas no empate em 1 a 1 contra o Ceará, na Arena Castelão, em partida válida pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro. Arrascaeta foi o responsável por abrir o placar para o Rubro-Negro, mas Pedro Raúl igualou a contagem na segunda etapa.

Com esse resultado, o Flamengo permanece na liderança do campeonato, acumulando 37 pontos, os mesmos do Cruzeiro, que ocupa a segunda posição. No entanto, o Mengão possui uma vantagem no saldo de gols, contabilizando 24 a 19. É importante salientar que o time mineiro tem um jogo a mais no torneio, uma vez que o Fla teve seu confronto adiado com o Sport devido à participação no Mundial de Clubes.

O Flamengo começou a partida dominando os primeiros minutos, pressionando e sufocando o Ceará. Aos dez minutos, Arrascaeta realizou uma jogada habilidosa no meio de campo e passou para Plata, que finalizou com um bonito chute. Contudo, o goleiro Bruno conseguiu realizar a defesa. Aos 15 minutos, surgiu uma chance impressionante: Alex Sandro passou para Samuel Lino, que foi até a linha de fundo e cruzou para Bruno Henrique. Porém, o ídolo, completamente livre, acabou isolando a bola.

Do lado do Ceará, a estratégia era aguardar oportunidades para contra-atacar, e uma chance surgiu aos 17 minutos. Léo Pereira cometeu um erro no campo ofensivo, permitindo que Pedro Henrique avançasse com força. Pedro Raúl pedia a bola livre na área, mas PH optou pela finalização, que foi defendida por Agustín Rossi.

Aos 36 minutos, o Flamengo finalmente conseguiu quebrar a defesa do Ceará. Léo Ortiz realizou um passe extraordinário, com o pé invertido, para Gonzalo Plata. O equatoriano cabeceou a bola para Arrascaeta, que esperou a saída do goleiro Bruno para marcar o gol. Nesse momento, o Mengão conseguiu silenciar o Castelão: 1 a 0. Aos 42 minutos, Jorginho deu um lindo passe para Bruno Henrique, que finalizou com perigo de canhota. Com 71% de posse de bola, o Flamengo dominou amplamente a etapa inicial.

No intervalo, Filipe Luís promoveu uma substituição, tirando Arrascaeta, o autor do gol, para a entrada de Saúl. O uruguaio, conforme informado pela assessoria do Flamengo, apresentou um desconforto no músculo posterior da coxa esquerda. O espanhol quase conseguiu dar uma assistência para Samuel Lino, que finalizou forte, mas Bruno fez mais uma defesa aos sete minutos do segundo tempo. Em seguida, quase houve a ‘lei do ex’ no Castelão, quando Lucas Mugni, que entrou na segunda etapa, acertou a trave de cabeça.

O Ceará passou a ter mais controle da bola, enquanto o Flamengo sofreu algumas ameaças. Contudo, aos 20 minutos, o Mengão voltou a atacar com um forte chute de Gonzalo Plata, que foi espalmado por Bruno. Entretanto, a segunda etapa foi dominada pelos mandantes. Aos 21 minutos, Lucas Mugni bateu um escanteio, Rossi saiu de forma desastrosa do gol, e Pedro Raúl conseguiu marcar de cabeça, igualando o jogo no Castelão.

Na parte final da partida, o Flamengo demonstrou sinais de cansaço, principalmente Emerson Royal e Jorginho, levando Filipe Luís a realizar todas as substituições necessárias. Inclusive, Victor Hugo, que não estava nos planos da comissão técnica, fez sua reestreia com o Manto Sagrado. Contudo, o empate foi decepcionante para as aspirações do Flamengo no Campeonato Brasileiro.

O Flamengo encerrará o primeiro turno do Brasileirão no próximo sábado (09), às 18h30 (horário de Brasília), contra o Mirassol, no Maracanã. Entretanto, antes disso, o Mais Querido buscará a virada contra o Atlético-MG, nas oitavas de final da Copa do Brasil. A partida está marcada para ocorrer às 19h (de Brasília), na quarta-feira (06), na Arena MRV.

FICHA TÉCNICA: CEARÁ 1X1 FLAMENGO. Competição: Campeonato Brasileiro, 18ª rodada. Local: Arena Castelão, Fortaleza, Ceará. Data: 03 de agosto de 2025, domingo. Gols: Arrascaeta, 36’/1º, Pedro Raúl 21’/2º.

Ceará: Bruno Ferreira; Fabiano Souza, Marllon, Willian Machado e Matheus Bahia; Dieguinho, Richardson e Galeano; Lourenço, Pedro Henrique e Pedro Raúl. Técnico: Léo Condé.

Flamengo: Rossi, Emerson Royal, Léo Ortiz, Léo Pereira e Alex Sandro; Evertton Araújo, Jorginho e Arrascaeta; Gonzalo Plata, Samuel Lino e Bruno Henrique. Técnico: Filipe Luís.

Publicado em colunadofla.com