De acordo com o jornalista Cahê Mota, do Globo Esporte, o Mengão não está otimista e dificilmente vai poder contar com os convocados para Copa América no jogo contra o Timão. A CBF liberou Cássio e Fagner para o alvinegro paulista, mas a preocupação carioca é com outras confederações.
O Fla pode perder até quatro jogadores para a decisão: Cuéllar (Colômbia), Piris da Motta (Paraguai), Trauco (Peru) e De Arrascaeta (Uruguai). O rubro-negro deve tomar uma posição em relação aos convocados após a liberação das listas oficiais das seleções, que devem sair até esta quinta-feira (30).

Por sua vez, o Mengão estuda a melhor estratégia para uma possível solicitação. O clube trata a situação com cautela e espera não “perder pontos” com as federações, pensando em convocações futuras, quando a temporada do rubro-negro vai estar em uma fase ainda mais importante e decisiva.
O clube tem o cuidado para não solicitar a liberação de Arrascaeta e Trauco, ambos reservas do time de Abel Braga e considerados importantes em suas respectivas seleções. A situação é diferente em relação aos volantes Cuéllar e Piris da Motta, que não têm tanto prestígio e espaço com a camisa de seus países.
Vamo passar mesmo sem Cuéllar e Arrascaeta
— Willder (@Willder_CRF) 29 de maio de 2019

A tendência é que o Flamengo não conte com nenhum dos atletas, entretanto o clube deve voltar suas forças o paraguaio Piris da Motta, reserva imediato de Cuéllar, e que tem o primeiro compromisso com a seleção depois do jogo contra o Corinthians no dia 5 de junho.
A Conmebol determinou que os clubes devem liberar os jogadores na segunda-feira (03 de junho) da semana anterior ao início da Copa América. Os times são obrigados a cumprir a determinação. Os atletas do Flamengo devem ser dispensados logo após o confronto contra o Fortaleza, no sábado (1º de junho), no Estádio Nilton Santos.