Sem ser anunciado a tempo, Varela ficou de fora dos selecionados
A Conmebol determinou que o Flamengo tinha até a última sexta-feira (29) para enviar a lista dos atletas inscritos nas quartas de final da competição continental. O Rubro-Negro conseguiu cumprir o prazo, mas fez o anúncio oficial nas redes sociais somente na manhã deste domingo (31), e animou os torcedores com novos nomes entre os relacionados.
A expectativa da Maior Torcida do Brasil era ver o nome dos novos reforços do elenco de Dorival Júnior, que compõe a grande janela de inverno que o Flamengo faz nesta temporada. Arturo Vidal e Everton Cebolinha eram nomes garantidos, por já terem estreado com o Manto. A grande novidade é o nome de Erick Pulgar, que foi anunciado nessa sexta-feira (13).

Com a regra da Conmebol, que estabelecia que o Flamengo só poderia inscrever três novos jogadores nas quartas de final, a dúvida era se a lista contaria com o nome de Pulgar ou Guillermo Varela, já que, até a quinta-feira (28), nenhum dos dois havia sido anunciado, mas os acordos já estavam feitos. A disputa entre os jogadores foi vencida pelo volante, pois o antigo clube do atleta, Fiorentina (ITA), facilitou os trâmites com a documentação, e o chileno pôde ser oficializado primeiro.
Se avançar na Libertadores, o Flamengo terá a chance de inscrever mais dois nomes para compor o elenco para as semifinais. Entretanto, para isso, o Rubro-Negro precisa primeiro passar pelo Corinthians. Os jogos com o clube paulista, pelas quartas de final da competição, acontecem nos dias 2 e 9 de agosto. A partida de ida será em São Paulo, na Neo Química Arena, e a decisão da volta acontece no Rio, no Maracanã.