Flamengo e Double Pass comentam parceria em entrevista coletiva na Gávea

Desde setembro de 2017, o Flamengo vem trabalhando em parceria com a renomada consultoria internacional Double Pass, em um projeto de longo prazo na América Latina. Agora, no próximo sábado, dia 3 de março, às 11h, representantes de ambas instituições estarão reunidos pela primeira vez em coletiva de imprensa, na sede do Flamengo da Gávea, no auditório Rogerio Steinberg.

Por parte da Double Pass, estará presente o chefe de desenvolvimento de futebol da parceira, Henk Mariman, e o CEO Hugo Schoukens irá participar por vídeo-chamada. Pelo Flamengo, estarão o presidente Eduardo Bandeira de Mello, o diretor-geral do clube, Fred Luz, o assessor da presidência para assuntos de futebol de base, Luis Gustavo Nogueira, e outros representantes do futebol.

“Anos atrás, vimos uma reportagem falando sobre o caso de transformação da seleção da Alemanha que chamou nossa atenção. Em uma pesquisa para buscarmos mais informações, descobrimos que a Double Pass tinha uma série de casos de sucesso e os convidamos para trabalhar no diagnóstico de nossas categorias de base. Nós gostamos muito e tivemos certeza de que seria muito proveitoso fechar um acordo com a empresa. Estamos muito entusiasmados com todas as possibilidades. Queremos, juntos, desenvolver um DNA do Flamengo, integrando o time principal com as categorias de base. Nossos jogadores da base são total prioridade para nós e a Double Pass nos ajudará a seguir neste processo de recuperar nossa tradição de clube formador, eternizada pela máxima ‘Craque o Flamengo faz em casa’”, explicou Fred Luz.

Início do trabalho
Ainda em 2016, uma análise aprofundada foi feita a partir de entrevistas com funcionários, jogadores e treinadores e vídeos de treinamentos. A partir deste estudo, foram propostas melhorias focadas no gerenciamento corporativo e operacional do desenvolvimento do futebol rubro-negro. Em setembro de 2017, o Flamengo começou a pensar em um sistema para lapidar os talentos da base. A Double Pass criou então um padrão para organizar e otimizar o trabalho já realizado com muita competência pelos profissionais do clube no Centro de Treinamento George Helal, o Ninho do Urubu.

“Um clube bem-sucedido é construído sobre uma ‘comunidade forte e leal de torcedores’ em um ‘sistema de desenvolvimento de talentos de última geração’, o que chamamos de ‘Academy’. A ‘Academia’ é a fábrica do clube, produz jogadores talentosos com o DNA do Flamengo. Ela cria o patrimônio socioeconômico do clube e garante o sucesso a longo prazo. E uma torcida forte e leal estimula o desenvolvimento e a integração de jogadores da base no time principal. A torcida rubro-negra e os jogadores das categorias de base são a alma do clube “, disse Hugo Schoukens, CEO da Double Pass.

Mãos à obra
Um primeiro passo importante no projeto de consultoria foi a otimização da infraestrutura para um ‘Conselho Técnico’ no nível do clube e da ‘Academia’. Estão envolvidos neste conselho o técnico da equipe principal, o diretor de Futebol, o diretor do Futebol de Base, os profissionais dos setores de Inteligência e Performance, coordenadores técnicos e treinadores. A transição de atletas da base para o profissional é uma parte essencial das responsabilidades deste Conselho, assim como o desenvolvimento e monitoramento da filosofia de futebol do clube: o DNA do Flamengo, a cultura, o estilo e os princípios de jogo. Os valores atuais, a missão e a visão do Flamengo foram refinados e a proposta para as categorias de base foi definida respondendo a questões estratégicas, como: “o que torna a categoria de base do Flamengo única?”.

Foram instalados indicadores de desempenho no que diz respeito ao desenvolvimento de talentos para o clube e o processo de monitoramento desses indicadores foi intensificado. A Double Pass também vai criar um contexto de alto desempenho para cada jogador das categorias sub-16, sub-17 e sub-20, com o objetivo de conectar a última fase da ‘Academia’ com as demandas do time profissional. Ao longo do processo, a conexão entre o Departamento de Futebol, o Centro de Excelência e Desempenho e o Centro de Inteligência é fundamental.

E depois?
Com base nos valores e cultura do clube e com a filosofia de futebol definida, o próximo passo será escrever uma espécie de manual com objetivos específicos para cada categoria. Neste material, os objetivos táticos, técnicos, físicos e mentais serão integrados e, então, traduzidos para a prática nos treinamentos. Depois, Flamengo e Double Pass irão definir a filosofia de desenvolvimento individual para cada atleta, a partir da criação de um sistema de avaliação com planos de ação individuais em toda a ‘Academia’.

Sobre a Double Pass
A Double Pass avalia, assessora e educa clubes de futebol, ligas e (con)federações para otimizar seu desenvolvimento de jovens talentos a partir de uma metodologia única. Com base nos resultados de avaliação inicial, os experientes profissionais de futebol da empresa belga ajudam a implementar soluções sob medida tanto na gestão corporativa como no nível técnico esportivo.

Com 15 anos de experiência, o histórico da Double Pass acumula os 450 clubes de base belgas, 48 clubes da Bundesliga e Regionalliga na Alemanha, 92 clubes da Premier League e da EFL Championship, 21 clubes da Major League Soccer (MLS) e 54 academias de desenvolvimento não-MLS nos Estados Unidos , 54 clubes da J-League no Japão, 19 clubes húngaros de elite, 29 clubes dinamarqueses de elite, 10 clubes escoceses de elite, 16 clubes poloneses de Ekstraklasa e outros clubes, como Galatasaray, Zenit Sint-Petersburg e Lokomotiv Moscow.

Fonte: http://www.flamengo.com.br/site/noticia/detalhe/26877/flamengo-e-double-pass-comentam-parceria-em-entrevista-coletiva-na-gavea

Share this content: