Flamengo e Grêmio sobem uma posição no ranking dos pontos corridos do Campeonato Brasileiro

Criticado por muitos por não ter a emoção de uma final, os pontos corridos chegaram à sua 16ª edição no Campeonato Brasileiro com bastante história para contar. Entre tristes quedas e eufóricos títulos, ficaram as estatísticas – dados frios, verdade, mas reveladores. Destacamos os 13 principais clubes da Série A nos últimos 16 anos e levantamos dados que vão além da tabela de classificação para mostrar os motivos que levaram os times a ocupar sua posição.

É impressionante, por exemplo, a grande variação de posições que acontece ao longo dos anos com um mesmo clube. O Botafogo saiu de uma 4ª posição em 2013 para a 19ª em 2014. O Fluminense, ao contrário, veio do 16º lugar em 2009 para ser campeão em 2010. Nessa montanha-russa de gráficos, é difícil dizer que falta emoção para os torcedores.

Dentro do recorte com 13 clubes, o Vasco é o time com mais rebaixamentos (três), mas, num aspecto geral, é superado pelo Vitória, que caiu quatro vezes.

Veja como ficou a tabela dos pontos corridos:

Histórico dos times

Na análise das posições ocupadas anualmente por cada time é possível perceber que nem sempre os mais estáveis são recompensados por isso. A grande variação mostra a dificuldade de um campeonato que pune desde aquele gol perdido até as más administrações.

O Grêmio, por exemplo, depois da volta do rebaixamento fez excelentes campanhas e esteve oito vezes na zona de classificação para a Libertadores. No entanto, não conseguiu ser campeão. Já o Corinthians, apesar de ter sido rebaixado uma vez e ocupado posições nada nobres muitas vezes, é o time com mais títulos.

Fonte: https://globoesporte.globo.com/to/futebol/noticia/flamengo-e-gremio-sobem-uma-posicao-no-ranking-dos-pontos-corridos-do-campeonato-brasileiro.ghtml

Share this content: