Flamengo e Guerrero: entenda a situação do atacante peruano

Contratado em maio de 2015, Paolo Guerrero ainda não sabe se o seu futuro será no Flamengo. Ele tem vínculo com o clube carioca apenas até o próximo dia 10 de agosto e a tendência é que não seja estendido.

A situação do atacante peruano ficou praticamente insustentável no clube depois da Copa do Mundo. De acordo com informações do jornal “Extra“, os representantes do atleta exigiam contrato por mais três temporadas e os mesmos vencimentos, enquanto o time carioca queria diminuição no salário.

O que já estava desgastado piorou ainda mais com o fato de Guerrero não ter entrado em campo diante do Grêmio no fim de semana. Isso porque, seria a sétima partida no Campeonato Brasileiro, o que o impediria de atuar por outra equipe.

Exames constataram um leve edema na coxa esquerda que seria a justificativa para a ausência do peruano. Entretanto, ainda segundo a publicação, dentro do rubro-negro muitas pessoas não acreditaram na versão dada pelo jogador.

Anti-doping

Guerrero foi flagrado em novembro do ano passado no anti-doping. Na ocasião, ele testou positivo para benzoilecgonina, um metabólito da cocaína, no jogo entre Argentina x Peru pelas Eliminatórias da Copa do Mundo.

A indefinição quanto à punição fizeram as dúvidas sobre o futuro do atacante começarem a surgir. Inicialmente, ele foi suspenso por seis meses. Retornou aos gramados e viu a suspensão ser ampliada para 14 meses.

No entanto, com o objetivo de disputar a Copa do Mundo, o peruano conseguiu efeito suspensivo na Justiça Comum da Suíça e, desde então, vinha jogando graças a esse documento.

Más atuações

Após retornar do Mundial na Rússia, o atacante passou a ser utilizado como titular pelo técnico Mauricio Barbieri. O problema foi que não conseguiu corresponder às expectativas e teve atuações bem abaixo do esperado.

Para se ter uma ideia, a principal função de Guerrero é fazer gols, porém nem isso ele tem conseguido. Nesta edição do Campeonato Brasileiro, balançou as redes apenas uma vez, na derrota por 3×2 para a Chapecoense.

Opções para o ataque

Ao contrário de outras temporadas em que o peruano era o principal nome do Flamengo, o atual momento técnico e as opções para o setor ofensivo fazem com que o jogador não seja mais tão indispensável como em outros momentos.

Atualmente, o rubro-negro conta, além do peruano, com Henrique Dourado, Fernando Uribe e Lincoln como opções de centroavante. O segundo, colombiano, teria sido contratado, inclusive, para suprir uma provável saída de Guerrero.

Mas, e o futuro?

Tudo indica que o camisa 9 não deve continuar na Gávea assim que terminar o contrato. Muito já se especulou sobre o destino do atleta, que despertou interesse de vários clubes. O mais recente foi o Santos.

Além do clube brasileiro, já houve notícias na imprensa peruana de que clubes do exterior também gostariam de contar com o atacante. Um deles seria o Tigres, do México, e outro o Independiente, da Argentina.

LEIA MAIS

Fonte: https://www.torcedores.com/noticias/2018/08/flamengo-guerrero-entenda-situacao