Lateral do Boavista, Everton Silva já passou pelo Flamengo, clube pelo qual foi campeão brasileiro em 2009. Mas ao rever o ex-clube, na noite de quarta-feira, na derrota do seu time para o rubro-negro por 2 a 0, no Maracanã, não reconheceu.

Em áudio, o jogador de 31 anos comentou com um amigo sobre a diferença de qualidade da equipe rubro-negra. A conversa particular entre eles acabou viralizando. Ao GLOBO, Everton confirmou a veracidade do diálogo e foi além: para ele, a equipe de Jorge Jesus equivale a um time europeu atuando em solo nacional.

Mansur:Flamengo é um paradoxo na volta do futebol

— O Flamengo é um time europeu no meio de todos os times brasileiros. Chega a ser surreal. Um estilo de jogo que precisa ser estudado. Se não eles vão reinar por muito tempo sobre todos — disse.

O motivo da análise foi a grande movimentação e entrosamento dos jogadores na partida no Maracanã. Ao amigo Pedrão, o lateral ilustrou o que os jogadores do Boavista sentiram.

“Pô, Pedrão, definitivamente não dá. É muito ensaiado. Os caras ficam falando uns bagulhos que você não entende nada: ‘Movimenta, movimenta, toca, pula uma casa’. Você não sabe nem que p… é essa. Pula uma casa? Aí, pum, pum, pum, uma toqueira do c…. ‘Arrasca, entra no três. Tem que entrar na movimentação do três’. Caramba! Tu não entende nada.”

Questionado pela reportagem se os atletas do Boavista conseguiram se entender sobre o que se tratava os códigos do Flamengo, Everton disse que não, por mais que tenham tentado.

— Decifrar nós não deciframos, a gente tentava entender e não conseguia. É a mesma coisa que eu souber jogar um jogo e você não. Eu vou fazer tudo e você vai ficar perdido tentando entender. Você vai fazer força para entender e jamais entenderá realmente.

‘Não tinha como respirar’

Everton Silva atuou ao lado de Willian Arão na Chapecoense. Mas nunca havia jogado com mais ninguém que hoje defende o Flamengo. Ao fim do jogo, não houve conversa com ninguém, segundo o lateral, em função dos cuidados do protocolo.

Mas para o amigo Pedrão, a comparação feita com uma luta de MMA resume bem o sentimento final:

“Não tinha como nem respirar. Que time é aquele? Eu vi com meus próprios olhos o que os times sofrem. Sei lá, tu que luta, gosta de jiu-jitsu. É a mesma coisa de tu entrar no ringue com Jon Jones e achar que vai ganhar. A derrota é certa”, sentenciou.

Por fim, Everton falou quase como fã do Flamengo e do futebol, e lembrou o histórico placar de 5 a 0 sobre o Grêmio na Libertadores.

— Está na frente de todos os times do Brasil e da América.